Questões sobre Ministério da Educação - MEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ministério da Educação - MEC

São características do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, EXCETO:

Sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), assinale a afirmativa INCORRETA.

No primeiro dia da criança na instituição, a atenção do professor deve estar voltada para ela de maneira especial. Considerando as orientações existentes no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), assinale a afirmativa INCORRETA.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) destaca a importância de se tratar apropriadamente os diferentes conteúdos, instrumentalizando o planejamento do professor para que possa contemplar as seguintes categorias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. “Os conteúdos ________________ referem-se à construção ativa das capacidades para operar com símbolos, ideias, imagens e representações que permitem atribuir sentido à realidade. Os conteúdos ________________ tratam dos valores, das normas e das atitudes. Conceber valores, normas e atitudes como conteúdos implica torná-los explícitos e compreendê-los como passíveis de serem aprendidos e planejados. Os conteúdos ________________ referem-se ao ‘saber fazer’.”

 Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Acerca da contribuição do Referencial Curricular Nacional para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar na Educação Infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É um documento que define o perfil do profissional de Educação Infantil, demonstrando, através de exemplos, diversas formas adequadas de organizar, conduzir e avaliar seu trabalho junto a crianças e famílias.

( ) É um documento que atende às determinações da Lei de Diretrizes e Bases – LDB, auxiliando o professor na realização do seu trabalho educativo, junto às crianças, servindo de base para a produção de programas pedagógicos, planejamentos e avaliações em instituições e redes de municípios.

( ) Contém um capítulo introdutório, que apresenta concepções e princípios sobre o desenvolvimento e Educação Infantil. Na segunda parte, o Referencial apresenta o brincar, a identidade e o meio como determinantes das interações humanas. No final, os autores indicam os dois âmbitos de experiências: formação pessoal e social; e, conhecimento de mundo.

( ) O âmbito de formação pessoal e social refere-se às experiências que favoreçam a construção do sujeito. Esse âmbito abarca eixos de trabalhos denominados: movimento, artes visuais, música, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática.

( ) O âmbito de conhecimento de mundo refere-se à construção das diferentes linguagens pelas crianças e as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento. Esse âmbito abarca os eixos de trabalhos denominados: identidade e autonomia.

A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis