Questões sobre Ministério da Educação - MEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ministério da Educação - MEC

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), o professor, para desempenhar seu papel de mediador entre o conhecimento matemático e o aluno, precisa ter um sólido conhecimento dos conceitos e procedimentos dessa área e uma concepção de matemática como ciência que não trata de verdades infalíveis e imutáveis, mas como ciência dinâmica, sempre aberta à incorporação de novos conhecimentos. Com relação a esta premissa, analise.

I. Rever a ideia que persiste na escola de ver nos objetos de ensino cópias fiéis dos objetos da ciência é essencial para tornar o saber matemático acumulado um saber escolar, passível de ser ensinado/aprendido, pois a obra e o pensamento do matemático teórico geralmente são difíceis de ser comunicados diretamente aos alunos.

II. O professor deve compreender que o processo de transformação do saber científico em saber escolar não passa apenas por mudanças de natureza epistemológica, mas é marcado significativamente por condições de ordem social e cultural que resultam na elaboração de saberes intermediários, como aproximações provisórias, necessárias e intelectualmente formadoras.

III. Os professores devem compreender que os conhecimentos a serem apresentados aos alunos devem partir do pressuposto que a inteligência é uma faculdade que torna o homem capaz de armazenar informações, das mais simples as mais complexas. Nessa perspectiva é preciso decompor a realidade a ser estudada com o objetivo de simplificar o patrimônio de conhecimento a ser transmitido ao aluno que, por sua vez, deve armazenar tão somente os resultados do processo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Considerando o fragmento anterior de texto dos PCNs, com relação à seleção de conteúdos da matemática, assinale o conteúdo atitudinal.

Relacione o tipo de eixo do Referencial Curricular da Educação Infantil às respectivas características.

1. Formação pessoal e social.

2. Conhecimento de mundo.

( ) Refere-se às experiências que favorecem, prioritariamente, a construção do sujeito.

( ) Contém seis documentos referentes aos eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento, a saber: movimento; música; artes visuais; linguagem oral e escrita; natureza e sociedade; e, matemática.

( ) Visam a abranger diversos e múltiplos espaços de elaboração de conhecimentos, a construção da identidade, os processos de socialização e o desenvolvimento das crianças que propiciam, por sua vez, as aprendizagens consideradas essenciais.

( ) O trabalho com esse eixo possibilita às instituições oferecerem condições para que a criança aprenda a conviver, a ser e a estar com os outros e consigo mesma em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança.

A sequência está correta em

São recomendações para a organização das refeições que visam a integração dos cuidados com a ampliação das experiências das crianças de acordo com os Referenciais Curriculares para Educação Infantil, exceto:

Segundo a organização do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis