De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997)...

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), o professor, para desempenhar seu papel de mediador entre o conhecimento matemático e o aluno, precisa ter um sólido conhecimento dos conceitos e procedimentos dessa área e uma concepção de matemática como ciência que não trata de verdades infalíveis e imutáveis, mas como ciência dinâmica, sempre aberta à incorporação de novos conhecimentos. Com relação a esta premissa, analise.

I. Rever a ideia que persiste na escola de ver nos objetos de ensino cópias fiéis dos objetos da ciência é essencial para tornar o saber matemático acumulado um saber escolar, passível de ser ensinado/aprendido, pois a obra e o pensamento do matemático teórico geralmente são difíceis de ser comunicados diretamente aos alunos.

II. O professor deve compreender que o processo de transformação do saber científico em saber escolar não passa apenas por mudanças de natureza epistemológica, mas é marcado significativamente por condições de ordem social e cultural que resultam na elaboração de saberes intermediários, como aproximações provisórias, necessárias e intelectualmente formadoras.

III. Os professores devem compreender que os conhecimentos a serem apresentados aos alunos devem partir do pressuposto que a inteligência é uma faculdade que torna o homem capaz de armazenar informações, das mais simples as mais complexas. Nessa perspectiva é preciso decompor a realidade a ser estudada com o objetivo de simplificar o patrimônio de conhecimento a ser transmitido ao aluno que, por sua vez, deve armazenar tão somente os resultados do processo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

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