Questões sobre Ministério da Educação - MEC

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Listagem de Questões sobre Ministério da Educação - MEC

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, por meio da linguagem é possível:

I – Expressar ideias, pensamentos e intenções.

II – Estabelecer relações interpessoais anteriormente inexistentes.

III – Influenciar o outro, alterando suas representações da realidade e da sociedade e o rumo de suas (re)ações.

Sobre as afirmativas acima, assinale a sequência CORRETA, sendo que V significa VERDADEIRO e F significa FALSO:

A brincadeira é um dos assuntos abordados no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Volume 1 (1998). Conforme o referido documento, é correto afirmar que:

Leia o texto abaixo para responder ao item 19.

Texto 7

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEF) são o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica, expressas pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que orientarão as escolas brasileiras dos sistemas de ensino, na organização, na articulação, no desenvolvimento e na avaliação de suas propostas pedagógicas. Para orientar as práticas educacionais em nosso país, respeitando as variedades curriculares já existentes em Estados e Municípios, ou em processo de elaboração, a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação estabeleceu algumas Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, a fim de nortear a sua prática pedagógica. BRASIL.

Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. MEC, 1998. 19.

Marque a alternativa que contém os princípios descritos nas DCNEF.

A instituição X, atuando de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), desenvolve um trabalho com as histórias em quadrinhos das personagens Dorinha, Luca e Tati, pois além de estimular a leitura, a instituição objetiva:

I. Confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las.

II. Ressaltar que a homogeneidade favorece o processo de ensino e aprendizagem e dinamiza as interações entre as crianças.

III. Estimular a inclusão escolar já na Educação Infantil, período no qual os princípios de igualdade desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e seu desenvolvimento global.

IV. Assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

V. Organizar a educação especial de forma paralela à educação comum para a melhor aprendizagem dos alunos que apresentavam deficiência, problemas de saúde, ou qualquer inadequação com relação à estrutura organizada pelos sistemas de ensino. P.14

De acordo com a descrição, são corretas APENAS as afirmações:

Leia o texto abaixo e responda ao item 20.

Texto 8

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual. BRASIL.

Parâmetros Curriculares Nacionais. MEC, 1998.

Marque a alternativa INCORRETA sobre os PCN.

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