Questões sobre Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA

De acordo com a resolução rDC 153 de 14 de junho de 2004, o controle de qualidade dos concentrados de hemácias e dos concentrados de plaquetas deve ser realizado em:

A RDC 67/2007 da ANVISA, em seu Anexo III, trata das exigências para a manipulação de medicamentos citostáticos em farmácias. De acordo com essas exigências,

A empresa de transporte de alimentos “Cereais Brasil” transporta alimento no eixo São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Aprovou pós-processo seletivo a contratação do Sr. João Paulo, 32 anos, para a função de caminhoneiro. Ao comunicar a aprovação, o setor de Recursos Humanos encaminha Sr. João ao Departamento médico da empresa para a avaliação de sua condição de saúde. Dr. Fabio Salgado, médico do trabalho da empresa, faz avaliação médica, solicita exames e encaminha o Sr. João à enfermeira para avaliação e indicação de vacinas. A enfermeira Silvia questiona o Sr. João Paulo sobre sua situação vacinal. João informa que nunca tomou vacinas. Considerando o calendário nacional de vacina (mantida a nomenclatura do Programa Nacional de Imunização e inserida a nomenclatura segundo a Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 61 de 25 de agosto de 2008 – Agência Nacional de vigilância Sanitária – ANvISA) as vacinas, doses e intervalo entre as doses, indicadas ao Sr. João são:

I- vacina adsorvida difteria e tétano - DT (Dupla tipo adulto): adultos e idosos não vacinados ou sem comprovação deve receber três doses da vacina. O intervalo entre as doses é de 60 (sessenta) dias e no mínimo de 30 (trinta) dias. Administrar reforço, dez anos após a data da última dose. Em caso de gravidez e ferimentos graves antecipar a dose de reforço caso a última dose tenha sido administrada a mais de 5 (cinco) anos.

II- vacina hepatite B (recombinante): oferecer aos grupos vulneráveis não vacinados ou sem comprovação de vacinação anterior, a saber: [...] trabalhadores da saúde; bombeiros, policiais militares, civis e rodoviários; caminhoneiros, carcereiros de delegacia e de penitenciarias; coletores de lixo hospitalar e domiciliar; três doses – a segunda um mês depois da primeira e a terceira seis meses após a primeira (esquema 0-1-6 meses).

III- vacina febre amarela (atenuada): indicada aos residentes ou viajantes para as seguintes áreas com recomendação da vacina: estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito federal e Minas Gerais e alguns municípios dos estados do Piauí, bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Uma dose a cada dez anos, para quem vive ou vai se deslocar para áreas endêmicas. Administrar a vacina no dia da viagem para assegurar maior tempo de proteção. Administrar dose de reforço, a cada 5 anos após a data da última dose.

IV- vacina sarampo, caxumba e rubéola – SCR: Administrar 1 (uma) dose [...] em homens de 19 (dezenove) a 59 (cinquenta e nove) anos de idade que não apresentarem comprovação vacinal.

Estão corretas:

Em relação às recomendações descritas na RDC n.º 50, assinale a opção correta.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os trabalhadores dos serviços de saúde devem receber, obrigatoriamente, vacinas contra

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis