Questões de Jornalismo

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O infográfico é um recurso utilizado para facilitar o entendimento do leitor sobre o conteúdo jornalístico, enriquecendo-o, pois é composto por elementos visuais e textuais sem, no entanto, perder o sentido editorial da matéria, já que é a “prática de combinar estrategicamente texto e imagens para melhorar a eficiência da comunicação jornalística” (KANNO, 2013). Seu uso é uma característica do:

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional foi instituído pela Lei nº 8.389, em 1991. Suas atividades são compostas por pesquisas e estudos, pareceres, dentre outras relativas à Comunicação Social no Brasil. A composição dos membros do Conselho se dá por: 

O Código de Ética dos Jornalistas determina as normas pelas quais se subordina todo jornalista profissional, incluindo as suas relações profissionais com as fontes, com os veículo e com a comunidade. Ele deve ser homologado pelos seus pares e estar em consonância com:

Os podcasts jornalísticos emergem como uma inovação no campo da comunicação, misturando elementos tradicionais do jornalismo com novas práticas e possibilidades tecnológicas. Sobre os podcasts jornalísticos, analise as afirmativas a seguir.

I. São caracterizados pela diversificação de modelos de financiamento, como assinaturas, publicidade e financiamento coletivo.

II. A linguagem e o formato permitem maior liberdade criativa, mas tendem a restringir a profundidade das análises jornalísticas.

III. Oferecem espaço para maior interatividade e engajamento do público, muitas vezes incorporando feedback em suas produções.

IV. A produção e a distribuição dependem majoritariamente de grandes conglomerados de mídia, limitando a entrada de produtores independentes no mercado.

V. A narrativa pode combinar storytelling com técnicas investigativas tradicionais, atingindo novos públicos.


Está correto o que se afirma apenas em

Considerando que em assessoria de imprensa o tratamento da informação na elaboração de releases agrega determinados elementos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O estilo jornalístico deve seguir critérios rigorosos de seleção e tratamento da informação. É caracterizado por frases breves, palavras curtas, vocabulário usual, ordem direta, uso de adjetivos somente quando necessário e verbos vigorosos preferencialmente na voz ativa. O uso de frases longas é aceitável, desde que seja possível empregar uma linguagem mais elaborada, o que confere maior sofisticação ao texto.

( ) A maioria dos releases deve seguir a técnica da pirâmide invertida, apresentando as informações em ordem decrescente de importância. Apenas categorias não jornalísticas, como convocações, notas oficiais e comunicados, podem fugir a essa regra.

( ) Na assessoria de imprensa, a instituição geralmente é mais forte que os seus representantes. Em alguns casos, como na divulgação de pesquisas e levantamentos, pode-se afirmar que a fonte da informação é a entidade representada pela pessoa que passa os dados aos jornalistas, enquanto o indivíduo assessorado atua como analista das informações.

( ) Frequentemente, o assessor lida com terminologia especializada, que deve ser mantida para preservar a autenticidade e o rigor técnico da mensagem.

( ) Os releases são vistos com desconfiança por muitos jornalistas, por isso devem ser redigidos com cuidado, incluindo a fonte nas ocasiões em que, de outra forma, a passagem da informação possa parecer baseada em interesses não jornalísticos.


A sequência está correta em

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