Questões de Jornalismo

Jornalismo - Assessoria de Comunicação - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Comunicação Social

Em uma festa estudantil no Campus Universitário da UFPA, à margem do rio Guamá, um jovem estudante, no final da festa, foi tomar banho no rio e morreu afogado. A forma mais adequada de gerenciar a comunicação, gerada por este fato, neste momento de crise será
    A) organizar todas as informações sobre o evento e passá-las para o reitor da universidade, para que ele possa responder às questões solicitadas pela mídia durante as entrevistas sobre o acontecimento e para que possa assumir as responsabilidades da organização junto aos atores envolvidos, como policiais e familiares do estudante.
    B) sistematizar as informações e conversar com os atores sociais envolvidos, colegas e pais do estudante, para que o caso não vaze para a mídia, provocando desconforto tanto para a família quanto para a universidade.
    C) providenciar as questões legais, como boletim de ocorrência, e dirigir as ações para que a comunicação sobre o evento seja assumida pela polícia local.
    D) evitar que o assunto chegue à administração superior, podendo, para tanto, gerenciar a crise junto aos colegas e parentes do estudante,bem como com ações legais junto às autoridades policiais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Jornalismo - Teorias da Comunicação - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Comunicação Social

Entre as correntes teóricas da comunicação, uma abordagem importante para a compreensão das pesquisas na área é a hipótese do agenda setting, que
    A) entende a comunicação como processo vertical de transmissão de mensagens para um público alienado definido pelo conceito de massa.
    B) admite a existência de especialistas da comunicação que pautam o que é importante para a sociedade, motivo que leva o público à massificação e alienação.
    C) considera que os efeitos da mídia sobre o público são de longo prazo, não como formadores de opinião, mas causadores de efeitos diretos sobre a estrutura cognitiva das pessoas. É a maneira de cada indivíduo conhecer o mundo, modificado pelos meios de comunicação massa.
    D) define a comunicação como um processo em que a mensagem é transmitida por um canal para um receptor, que, como público, irá formar, com base nas mensagens, a sua visão de mundo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Jornalismo - Teorias da Comunicação - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Comunicação Social

As correntes teóricas de comunicação no início do século XX, entre as décadas de 20 e de 60, conhecidas como Mass Communication Research,foram influenciadas fortemente pela teoria matemática com a teoria da informação, pela sociologia e pela psicologia, com atenção especial para o paradigma dos efeitos, que analisava a influência da mídia sobre o público.
Entre essas teorias,
destaca-se aquela que evidencia que a comunicação é um processo de fluxos em dois níveis: o primeiro vai dos meios de comunicação aos líderes de opinião, stakeholders, e o segundo nível vai dos líderes de opinião ao público.
Esta teoria ficou conhecida como
    A) Teoria da Indústria cultural.
    B) Teoria dos Usos e gratificações.
    C) Teoria Two-step flow of communication.
    D) Teoria Hipodérmica.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Jornalismo - Gêneros Jornalísticos - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Comunicação Social

Com o surgimento das novas tecnologias de informação e, consequentemente, das redes sociais, o jornalismo também acompanhou estas mudanças, inclusive com a divulgação de notícias em tempo real nas plataformas digitais, pautando as rádios, os jornais impressos e a televisão. Do ponto de vista prático, o jornalismo online, produzido para internet, é conhecido como
    A) Webjornalismo.
    B) Jornalismo especializado.
    C) Jornalismo ao vivo.
    D) Jornalismo em tempo real.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Jornalismo - Ética Jornalística - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Comunicação Social

A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news
    A) é a notícia falsa, como o termo aponta, produzida sem a devida apuração dos fatos, com a intenção principal de confundir a opinião pública.
    B) são informações pagas com conotação estritamente política, produzidas por grupos anárquicos organizados para atacar candidatos somente em períodos eleitorais.
    C) são comunicações falsas produzidas nos períodos eleitorais para favorecer determinados candidatos, que se transformam em informações verdadeiras, ao serem viralizadas nas redes sociais.
    D) são notícias verdadeiras produzidas com intuito de formar a opinião pública sobre assuntos polêmicos, como política, economia, hábitos de consumo e vida de celebridades.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Jornalismo - Tecnologia e Comunicação - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Comunicação Social

A sociedade midiatizada contemporânea aprendeu a lidar com as tecnologias digitais como um sistema complexo que envolve a dualidade entre informação e comunicação, como formas interligadas dos processos de mediação do conhecimento e dos fatos. Neste sentido, pode-se afirmar que
    A) comunicação significa a transmissão de mensagens, por isso é o mesmo que informação, pois quando se trata de comunicação humana o que é relevante é a transmissão de mensagens publicitárias e não as respostas.
    B) o que chamamos de comunicação na atualidade diz respeito somente às tecnologias de informação, isto é, sistemas de informação à distância, como aqueles utilizados pelos celulares e pela internet.
    C) o processo de comunicação pode ser definido por um sistema que compreende o emissor, o canal, o receptor e a mensagem, que se completam no processo de feedback, isto é, no retorno da informação.
    D) a informação é necessariamente um sistema de dados e se transforma em comunicação somente quando interpretada por sistema não humano, ou seja, pelos computadores.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Jornalismo - Assessoria de Comunicação - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Comunicação Social

Relacione as colunas a seguir:

1. Autoridade, personalidade ou outro ator social reúne a imprensa para falar sobre determinado evento ou acontecimento.

2. Texto preparado por jornalista ou pela Assessoria de Imprensa, sobre assunto de interesse de uma empresa ou Instituição, para ser enviado a mídia para divulgação.

3. Conjunto de material de divulgação de uma personalidade, organização, empresa, produzido por Assessorias de Imprensa para divulgação na mídia.

4.Preparação do porta-voz para atendimento junto à mídia.

5. Atividade que busca a conquista de mídia espontânea para organizações e instituições junto às empresas jornalísticas.


( ) Press kit

( ) Media training

( ) Entrevista coletiva

( ) Assessoria de Imprensa

( ) Release


A sequência, de cima para baixo,que expressa corretamente a correlação entre as duas colunas é

    A) 4-3-1-5-2.
    B) 3-4-1-5-2.
    C) 3-4-5-2-1.
    D) 2-1-4-3-5.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: