Questões de Jornalismo

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Jornalismo

#Questão 925188 - Jornalismo, Linguagem Jornalística, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - Comunicação Social

Os modos de fazer jornalismo foram sendo modificados com o passar dos anos e o aparecimento das novas tecnologias. A internet e o computador são ferramentas que integram a rotina produtiva e facilitam muito a prática profissional. Hoje em dia, as notícias podem ser publicadas, compartilhadas e divulgadas de qualquer lugar, tendo apenas um aparelho de smartphone conectado à internet. Dessa forma, começaram a surgir terminologias para definir os tipos de jornalismo direcionados para a internet como jornalismo eletrônico, digital, ciberjornalismo, on-line e webjornalismo. Considerando que o jornalismo digital pode ser definido pelas cinco principais características: elementos multimidialidade/convergência; interatividade; hipertextualidade; personalização; e, memória, analise as afirmativas a seguir.
I. Multimidialidade: está relacionada à convergência da imagem, texto e som, que são formatos midiáticos tradicionais quando o acontecimento jornalístico é narrado.
II. Interatividade: através dela, o usuário/leitor pode estabelecer relações com a máquina, com a própria publicação e com outras pessoas.
III. Personalização: é característica do jornalismo on-line e possibilita a interconexão de texto por meio do uso de links.
IV. Hipertextualidade: através dela, o usuário configura os produtos de jornalismo, a partir do que achar interessante.
V. Memória:é capacidade da web de possibilitar um acúmulo de informações muito maior, pois possui um espaço para guardar o material e deixá-lo armazenado e disponível para o acesso imediato.
Está correto o que se afirma apenas em

#Questão 925190 - Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - Comunicação Social

Apresenta-se no título de cada matéria. Motivado pela informação preliminar sobre um acontecimento a ser descrito, o público busca, já nas primeiras linhas ou na fala, a resposta às perguntas fundamentais (o quê, quem, quando, onde, como e por quê). Essas seis perguntas, respondidas de maneira objetiva, correspondem a um conjunto compreensível de informações jornalísticas que serão a referência semântica do evento a ser narrado posteriormente. O lead noticioso deverá ser desenvolvido, preferencialmente, na ordem direta; assinale-a.

Redigir o texto de uma notícia é, consequentemente, contar uma história; é preciso estar atento aos elementos que constituem a narrativa como: fato, tempo, lugar, causa, modo, personagens, consequência. Estes elementos estão presentes em toda e qualquer história que contarmos, seja ela real, fictícia, científica, religiosa etc. Quando um jornalista noticia um acontecimento, ele não o faz na ordem clássica das ações que a compõem. A esse fenômeno é dado o nome de pirâmide invertida. A pirâmide invertida no jornalismo pode ser definida como:

“A assessoria de imprensa deve estar sempre disponível para atender aos jornalistas com transparência, agilidade e conhecimento da organização. Também deve possuir trânsito fácil às fontes e, de preferência, aos jornalistas. No trato com a imprensa, o assessor deve se guiar com profissionalismo, competência e dedicação. A assessoria também deve estar apta a fazer contatos com as redações, a fim de sugerir pautas, enviar notícias e aperfeiçoar a interface profissional entre a organização e os jornalistas, para interesse e benefício mútuos. Existe uma ferramenta de assessoria que é um texto contendo as informações essenciais do fato e que pode ser ofertado às redações como sugestão de pauta. Ele também deve se guiar pelos métodos jornalísticos, usando o filtro dos valores-notícia para apurar as questões básicas de fatos que sejam interessantes para a opinião pública.” Tal ferramenta se refere a: 

#Questão 925308 - Jornalismo, Linguagem Jornalística, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Jornalismo

A utilização sincronizada do som (áudio), imagem (vídeo) e texto (palavras) constitui o produto audiovisual, que, ao longo do tempo, vem passando por mudanças quase que constantes. Esses elementos, de maneira conjunta, se tornam em informação. De acordo com Marques (2007, p. 69): “[...] a informação audiovisual possui sentidos multidisciplinares que, ao longo do tempo, foi se modificando e atualizando, conforme a própria sociedade está evoluindo, assim como o próprio produto audiovisual”. Do produto jornalístico impresso, evoluiu-se para a produção de rádio e, em 1950, com a chegada da televisão, deu-se o início ao produto audiovisual chamado de telejornalismo, que, ao longo dos anos, não parou de evoluir, alcançando até a internet, se tornando o webjornalismo. Sobre webjornalismo e produções audiovisuais, assinale a afirmativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis