Questões de Jornalismo

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Jornalismo

“A crise é democrática, nenhuma organização está livre de enfrentá-la”, afirmam os autores especialistas em gestão de crises. Ameniza uma crise na mídia: 

O conceito de comunicação de massa, formulado nas décadas de 1920 e 1930, surgiu como uma resposta às novas possibilidades trazidas pela imprensa de massa, pelo rádio e pelo cinema. Esses meios revolucionaram a comunicação, ampliando o alcance da informação para além da população alfabetizada e, ainda, permitindo a disseminação simultânea de conteúdos padronizados para grandes audiências. Com o passar do tempo, a comunicação evoluiu e o público passou a se diversificar cada vez mais. O avanço da tecnologia, especialmente com o surgimento da internet e das redes sociais, permitiu o desenvolvimento de estratégias de segmentação. Em vez de criar uma mensagem única para um público amplo, a segmentação permite adaptar o conteúdo para diferentes grupos, levando em consideração suas preferências, comportamentos e características. Observe os seguintes casos:

I. Netflix utiliza um algoritmo de recomendação. II. Montadoras criam modelos de carros elétricos. III. Merchandising no Big Brother Brasil. IV. Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. V. Desenvolvimento do Yopro da Danone. VI. Natal da Coca-Cola.

Assinale a alternativa correta.

A regulamentação da profissão de jornalista no Brasil é um tema de grande relevância que vem sendo debatido há décadas. A atividade jornalística é essencial para a garantia do direito à informação e para o fortalecimento da democracia, já que o jornalismo atua como um dos pilares da fiscalização do poder público e da transparência. No entanto, a discussão sobre a regulamentação da profissão envolve questões complexas, como a exigência do diploma, a liberdade de expressão e o sigilo da fonte. Ao longo dos anos, decisões judiciais e mudanças legais influenciaram diretamente o exercício da profissão, resultando em controvérsias e mudanças significativas na prática jornalística. Esse panorama contextualiza a importância de analisar a regulamentação, seus impactos e os desafios enfrentados para garantir a proteção e o reconhecimento dos profissionais da área. A favor da desregulamentação da profissão, alega-se que o mercado não absorve todos os diplomados em jornalismo a cada ano, pois se acredita que o diploma não garante a competência do profissional. Afirma-se,também, que a ética que orienta a atuação profissional é a da empresa e não a da profissão e que a regulamentação limita a atuação de profissionais de outras áreas na mídia, como médicos, advogados e professores. A favor da regulamentação, argumenta-se que ela traz seriedade e profissionalismo para a profissão, postura ética, habilidade de escrita, criatividade e construção de competências específicas, como formação humanística e social. Sobre essa regulamentação, é correto afirmar que:

A mídia desempenha um papel central na sociedade, sendo responsável por conectar pessoas, transmitir informações e moldar opiniões. Ao longo dos anos, os meios de comunicação evoluíram e passaram a influenciar praticamente todos os aspectos da vida em sociedade, desde desastres naturais, quando ela informa o público sobre medidas de segurança, ajudando a manter a ordem e a coordenação social, até a perpetuação da falsa ideia de felicidade através da posse de bens materiais, beneficiando apenas as elites econômicas. Com base nisso, pode-se afirmar que:

A história das teorias da comunicação é a história das separações e das diversas tentativas de articular ou não os termos do que frequentemente surgiu sob a forma de dicotomias e oposições binárias, mais do que de níveis de análise. Daí resultou um conjunto de conhecimentos, métodos e pontos de vista tão heterogêneos e discordantes que tornam não só difícil, mas também insensata qualquer tentativa para se conseguir uma síntese satisfatória e exaustiva.

(WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Editorial Presença, Lisboa, 1995.)

Considere que uma jornalista descobre uma denúncia de assédio moral envolvendo o diretor de uma grande empresa local. A fonte da denúncia é um ex-funcionário que decidiu contar a sua história. Ele afirma ter provas, como e-mails e gravações, e está disposto a compartilhá-las. O caso, se confirmado, poderia prejudicar a imagem da empresa. Após uma reunião com a equipe, o redator-chefe analisa a matéria e decide não publicar a notícia com os argumentos de verificação insuficiente e implicações legais e éticas. Podemos afirmar que tal caso é uma exemplificação da teoria:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis