Questões de Jornalismo

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Jornalismo

A assessoria de imprensa deve ser sempre acessível aos jornalistas, oferecendo atendimento rápido, transparente e com um bom conhecimento sobre a organização. É fundamental que o assessor tenha boa comunicação com as fontes de informação e, preferencialmente, com os jornalistas. No relacionamento com a imprensa, o profissional deve agir com competência, ética e dedicação. Além disso, a assessoria deve estar preparada para estabelecer contato com as redações, sugerindo pautas, compartilhando notícias e aprimorando a relação profissional entre a organização e a mídia, em benefício de ambas as partes. O press release, por sua vez, é um texto que resume as informações essenciais sobre um evento ou tema, sendo enviado às redações como uma sugestão de pauta. Para elaborar boas sugestões, o assessor de imprensa deverá ter um conhecimento profundo sobre a organização, suas fontes, produtos e serviços. Ele também precisa aplicar critérios jornalísticos, filtrando as informações de acordo com os valores-notícia, para identificar o que pode ser de interesse público. Com base nesse processo, o assessor prepara uma síntese das informações que é então transformada em um release e enviado para as redações, oferecendo sugestões de notícias ou até mesmo reportagens. Normalmente, os jornalistas acompanham essas propostas e mantêm contato com os assessores, sempre com respeito, para evitar inconvenientes. Esse contato entre a assessoria e jornalistas, após o envio do press release, é chamado de: 

O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange seu o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação. O documento fixa as normas a que deverá subordinar-se à atuação do profissional nas suas relações com a comunidade, com as fontes de informação e entre jornalistas. De acordo com o Código de Ética do Jornalismo, assinale a conduta INCORRETA esperada do profissional.

Com o avanço do webjornalismo e uma crescente inserção das notícias nas mídias digitais, entra em debate o tema da participação do leitor no processo de produção da notícia. As empresas jornalísticas passaram a assumir uma postura interativa, na tentativa de conquistar e ampliar o seu público. Sabe-se que o usuário das redes pode obter acesso à informação sem passar pelos principais veículos jornalísticos. No entanto, os portais de notícias possuem um grande fluxo de internautas que participam por meio de comentários e envio de sugestões de pauta. Por meio da implantação dos processos interativos, emergiram quatro tipos diferentes de participação do público: informação, colaboração, conversação e metacomunicação. No tipo de participação “informação”, o público age como fonte de informação, fornecendo aos jornalistas as versões dos fatos e das informações referentes ao que testemunharam. Essa é a forma mais tradicional de participação utilizada pelos sites de notícias. O meio digital favoreceu o contato, facilitando a localização de fontes pelas redes sociais, conforme os seus interesses e graus de participação na construção da narrativa noticiosa. Outra forma de contribuição do público é cedendo imagens e vídeos de lugares, eventos e fatos para complementar a matéria jornalística. Nesse tipo de participação do público, o jornalista tem o papel de: 

O jornalista de uma grande agência de notícias recebeu a informação de que determinada empresa local irá inaugurar uma nova filial em um bairro de alto padrão da cidade, oferecendo produtos exclusivos para uma clientela selecionada. Sabe-se que a inauguração contará com a presença de diversas celebridades e será realizada com uma festa de gala, com ampla cobertura de mídia prevista. A empresa solicitou um release para divulgar esse evento. Com base no caso hipotético, qual tipo de release deverá ser produzido, e qual a sua correta conceituação?

Tudo o que for relevante para a sociedade é objeto de interesse jornalístico e de pautas: política, economia, cultura, ciência, religião, comportamento, meio ambiente, esporte, os problemas da cidade etc. O que deverá ser avaliado é a importância dos assuntos, a partir da ótica do interesse público. Trata-se de uma abordagem INCORRETA sobre os tipos de pauta no jornalismo:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis