Questões sobre Formatos Midiáticos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Formatos Midiáticos

A respeito dos meios de comunicação de massa, julgue o item seguinte.


Devido à ampla segmentação dos títulos – da informação ao entretenimento –, as revistas criam empatia e laços afetivos com seus públicos.

A respeito dos meios de comunicação de massa, julgue o item seguinte.


O formato do impresso é o que fará a diferença. Jornal mural, duplo‑ofício, tabloide ou standard são as opções, e tudo depende da necessidade de empresa. Basta identificar o objetivo e analisar o público‑alvo.

A respeito dos meios de comunicação de massa, julgue o item seguinte.


Os jornais são veículos amplificadores, capazes de confirmar, explicar e aprofundar histórias já veiculadas por mídias mais imediatas. Em função da periodicidade, eles têm mais tempo para elaborar a pauta, checar e analisar informações, explorar diferentes ângulos, aprofundar o tema e ajustar o foco ao leitor.

#Questão 1082001 - Jornalismo, Formatos Midiáticos, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Analista - Área: Transferência de Tecnologia e Comunicação - Subárea: Jornalismo

Julgue o item que se segue, referente à elaboração de notícias e reportagens escritas ou em formato audiovisual. 


Os textos de revistas são diretos e factuais, ao passo que os dos jornais atraem leitores com abordagens diferenciadas e textos mais informais.

Os podcasts jornalísticos emergem como uma inovação no campo da comunicação, misturando elementos tradicionais do jornalismo com novas práticas e possibilidades tecnológicas. Sobre os podcasts jornalísticos, analise as afirmativas a seguir.

I. São caracterizados pela diversificação de modelos de financiamento, como assinaturas, publicidade e financiamento coletivo.

II. A linguagem e o formato permitem maior liberdade criativa, mas tendem a restringir a profundidade das análises jornalísticas.

III. Oferecem espaço para maior interatividade e engajamento do público, muitas vezes incorporando feedback em suas produções.

IV. A produção e a distribuição dependem majoritariamente de grandes conglomerados de mídia, limitando a entrada de produtores independentes no mercado.

V. A narrativa pode combinar storytelling com técnicas investigativas tradicionais, atingindo novos públicos.


Está correto o que se afirma apenas em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis