Questões sobre História Geral

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Listagem de Questões sobre História Geral

A partir da Base Nacional Comum Curricular, (BNCC) do Ensino de História, é possível compreender que todo conhecimento sobre o passado está intrinsecamente ligado ao conhecimento do presente, sendo que as questões que surgem dos sujeitos são, em grande parte, reflexo das inquietações contemporâneas. O historiador, em seu trabalho, questiona o passado com o propósito de identificar, analisar e compreender os significados imersos em diversos objetos, lugares, saberes, práticas e sensibilidades. Esses questionamentos são frequentemente conduzidos por meio de hipóteses, que se materializam em diferentes narrativas, as quais buscam reconstruir o entendimento de tempos passados. Nesse sentido, entendemos que a dinâmica do ensinoaprendizagem, especialmente no Ensino Fundamental e, em particular, na disciplina de História, deve estabelecer um diálogo constante com o presente. Para refletir sobre o ensino de História, é imprescindível adotar atitudes críticas e reflexivas ao longo do processo pedagógico, como: identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise. Essas práticas não apenas enriquecem o entendimento do aluno sobre os eventos históricos, mas também promovem o desenvolvimento de sua autonomia intelectual, permitindo-lhe perceber que os indivíduos agem de acordo com o contexto histórico e geográfico em que estão inseridos. Dessa forma, o ensino de História contribui para a formação de cidadãos conscientes de que os comportamentos e costumes são moldados e transformados ao longo do tempo, pela interação entre o passado e o presente.
À luz de todas as razões apresentadas, é certo o que se afirma sobre o conhecimento histórico, conforme preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Anos Finais, EXCETO: 

“Ao norte do continente africano houve uma série de protestos populares que se espalharam entre as nações árabes e do Oriente Médio. Esses protestos se iniciaram no final de 2010, na Tunísia, espalhando-se por dezenas de países. Foram motivados pela insatisfação popular com regimes autoritários e com a falta de perspectiva econômica nesses países.
O estopim foi a morte de um vendedor tunisiano após ser vítima constante do assédio policial na Tunísia. Os protestos populares na Tunísia resultaram na destituição do presidente e em uma reforma constitucional no país. Alguns países acabaram se lançando em guerras civis como consequência desses protestos, sendo os casos de Síria, Iêmen e Líbia.”
Fonte:<https://www.historiadomundo.com.br/>.Acesso em 05 Fev.2025.

O texto acima refere-se diretamente ao movimento popular de resistência que ocorreu entre o norte africano e oeste da Ásia chamado:

A cultura, enquanto objeto historiográfico, é complexa. Destaca-se a inter-relação entre práticas culturais, representações e apropriações. Nesse contexto, analisar os itens. 
I. As práticas culturais abrangem tanto as instâncias oficiais de produção cultural quanto os usos e os costumes cotidianos de uma sociedade, como modos de falar, gestos e rituais.
II. As representações são formas de traduzir mentalmente uma realidade percebida, frequentemente associada a símbolos e imaginários coletivos.
III. A noção de apropriação implica incorporação passiva de práticas culturais e representações por grupos sociais específicos.
IV. A perspectiva cultural reconhece o dinamismo da cultura e a conexão entre suas dimensões simbólicas e políticas. 
Está CORRETO o que se afirma:  

A modernidade, caracterizada por intensas transformações econômicas, sociais e culturais, impactou significativamente os lugares de memória e os espaços identitários. Esses conceitos, centrais ao entendimento das relações entre história, cultura e identidade, se encontram em crise devido a fatores como globalização, hiperconsumo, transformações urbanas e avanço de tecnologias digitais. Com base nas reflexões apresentadas, analisar os itens: 
I. A modernidade líquida caracteriza-se por sua fluidez e pela ausência de formas estáveis, levando à fragmentação das relações coletivas.
II. Os lugares de memória são descritos como construções alheias à manipulação ideológica, sendo reconhecidos como representações neutras do passado.
III. A memória coletiva é construída por meio de processos de interação social que envolvem escolhas sobre o que deve ser lembrado ou esquecido.
IV. A ressignificação de espaços urbanos e monumentos revela como a história é utilizada para reforçar interesses de grupos dominantes, moldando as representações culturais. 
Está CORRETO o que se afirma:

Leia o trecho abaixo.

“[...] o sintoma mais marcante dessa política é a divisão. Destina-se a dividir a população em ‘nós’ e ‘eles’ [...] apelando para distinções étnicas, religiosas ou raciais, e usando essa divisão para moldar a ideologia e, em última análise, a política. Todo o mecanismo trabalha para criar ou solidificar essa distinção. Os políticos justificam suas ideias ao aniquilar um senso comum de história, criando um passado mítico para respaldar sua visão do presente” (Stanley, 2020, p. 115-16).


O trecho usa a dicotomia posta na diferença entre “nós” e “eles”, entre “cidadão legítimos” e “criminosos sem lei”, próprios do

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