Questões sobre História Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História Geral

A arte do período medieval românico esteve fortemente representada por variadas formas de arte, que apresentaram um expressivo desenvolvimento. Uma das expressões artísticas que teve esse destaque no período românico foi o(a)

A História, como ciência, busca em diversas teorias entender como o homem pensa, cria sua realidade, a modifica, se organiza em sociedade, e através de ações culturais, econômicas, filosóficas, dentre outras; criam paradigmas que se perpetuam ao longo do tempo evidenciando a evolução do sujeito e do objeto estabelecendo uma interlocução desses na construção da história, bem como o repasse de todo esse método na forma educacional para a construção do ser humano, alguns podem chamar isso de fazer história e outros historiografia, portanto sobre o conhecimento histórico, saber histórico e historiografias, marque a alternativa incorreta:

Leia as afirmativas abaixo:

I – A Revolução Industrial promoveu o surgimento do proletariado e intensificou a urbanização, levando a debates sobre condições de trabalho.
II – As novas ideologias do século XIX, como o liberalismo e o socialismo, surgiram alheias às transformações industriais e políticas.
III – O nacionalismo e o imperialismo europeus, no final do século XIX, relacionam-se à expansão territorial e ao controle de recursos, resultando em tensões geopolíticas.
IV – O conservadorismo, nesse período, rejeitou qualquer influência religiosa na vida social, defendendo mudanças estruturais.

Estão corretas as afirmativas:

#Questão 1116467 - História, História Geral, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Pesquisa / Apoio de Museu (Especialidade: Museografia)

Texto para a questão


um cego visita o museu

passo a passo,

de sala em sala

supõe a voz sábia de um guia

a orientação de aluguel

o leva a palácios, a alas

de especiarias, tesouros

eis que o cego pensa a pintura:

nuances, matizes, detalhes

o leque da luz, todo o espectro

a leitura táctil nenhuma

lhe esconde o relevo da tela

seu desejo solto, sem réplica

um cego visita as estéticas

fantasia tais diferenças

(os traços, rabiscos, desenhos)

se vê frente a frente com épocas

reunidas na galeria

com a mesma inércia do tempo

no museu igualam-se as datas

a hora da obra ocorre

durante a leitura dos quadros

mas o cego quer tudo às claras

o obscuro sentido que à vista

de todos é causa de impacto


Marcus Vinicius, “Um cego visita o museu”.
Para POULOT (2013, p.141), na Europa, o “Museu moderno estava vinculado à emergência de um espaço público [...] e, portanto, estruturado pela discussão em torno de um interesse comum, modelado por programa pedagógico racional, sem ser caracterizado unicamente pela abertura de um lugar a visitantes”.
O Museu moderno, citado pelo autor, foi criado no 

#Questão 1117266 - História, História Geral, ADM&A, 2025, Prefeitura de João Alfredo - PE, Professor do ensino Fundamental - Anos Finais - História

Uma escola propôs a análise das causas e consequências da Revolução Francesa (1789) em paralelo às atuais demandas populares por direitos e participação política. O professor constatou que os alunos veem esse evento histórico como distante e pouco aplicável à realidade. Como relacionar a derrubada do Antigo Regime às experiências sociais contemporâneas? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis