Questões sobre História Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História Geral

 “A Loucura tem tantos atrativos para os homens, que, de todos os males, é ela o único que se estima como um bem”. - Erasmo de Rotterdam.

“A pior das loucuras é, sem dúvida, pretender ser sensato num mundo de doidos.” - Erasmo de Rotterdam.

“Misture um pouco de loucura com a sua prudência: é bom ser bobo no momento certo.” - William Shakespeare.

A Loucura tem como conceito popularmente atribuída a termos de comportamentos que fogem àqueles estabelecidos por nossa sociedade, através dos tempos. Contudo é conveniente lembrar que muitos destas “loucuras” levaram a importantes descobertas e quebra de paradigmas ao longo da história. Sobre a História e o Tempo que marcou as ideias sobre a loucura e como também desses autores citados, assim como o espaço sociocultural das épocas, analise os itens abaixo:

I. Diferentemente da antiguidade clássica a loucura na Grécia antiga era considerada quase um privilégio, pois os gregos acreditavam que o “delirante” tinha a capacidade de se comunicar com as divindades, com o “sagrado”. Por isso, não havia necessidade de segregação ou exclusão. A loucura não era vista como uma questão de moral e de conduta.
II. Na Idade Média, e depois no Renascimento, a loucura está presente no horizonte social como um fato estético ou cotidiano; depois, no século XVII – a partir da internação – a loucura atravessa um período de silêncio, de exclusão. Ela perdeu essa função de manifestação, de revelação que ela tinha na época de Shakespeare e de Cervantes.
III. Percebe-se que o discurso sobre a loucura varia ao longo do tempo, mas que a cada época passam por verdadeiros, na perspectiva de Foucault de pensar e fazer a história e a historiografia, esse acreditava que os acontecimentos devem ser considerados em seu tempo, história e espaço. Dessa forma, a loucura não é algo universal, mas resulta de um determinado conjunto de práticas específicas num contexto circunscrito.

Marque a alternativa correta:

#Questão 1117267 - História, História Geral, ADM&A, 2025, Prefeitura de João Alfredo - PE, Professor do ensino Fundamental - Anos Finais - História

Analise as afirmações sobre a formação das monarquias nacionais na transição da Idade Média para a Idade Moderna:

I. A centralização administrativa e o fortalecimento das burocracias régias contribuíram para a consolidação do poder real.
II. O desenvolvimento do Renascimento cultural foi indissociável do apoio das monarquias nacionais, que financiaram universidades livres de qualquer influência religiosa.
III. A expansão marítima europeia impulsionou o acúmulo de capitais, favorecendo políticas mercantilistas associadas ao poder monárquico.
IV. O processo de unificação territorial foi uniforme em todo o continente, sem resistências de nobres locais.

Estão CORRETAS as alternativas: 

A Europa, no século XIX, foi palco para a consolidação do Estado burguês e da burguesia enquanto classe. Nesse período, para manter a sua hegemonia, a burguesia necessitava, então, investir na construção de um homem novo, um homem que pudesse suportar uma nova ordem política, econômica e social. Conforme discute Carmen Lúcia Soares na obra “Educação Física: Raízes européias e Brasil” (2001), naquele contexto, a Educação Física simbolizava a própria expressão física da sociedade do capital. Assim, segundo a autora, com a consolidação dos ideais da Revolução Burguesa, a Educação Física ocupou-se da construção de um corpo:

#Questão 1118637 - História, História Geral, UFSM, 2025, UFSM, Professor EBTT - Área: Ciências Humanas

“Na China, os ingleses aproveitaram-se da Guerra do Ópio (1840-1842) para conquistar importantes portos. O ópio é uma droga que provoca indolência. Por afetar a população chinesa, o governo de Pequim proibiu seu comércio diversas vezes desde 1729. Os comerciantes ingleses, porém, continuaram a traficar a droga, contrabandeando-a da Índia para vendê-la na China.”

Fonte: ARRUDA, J. J. de A.; PILETTI, N. Toda a História. História Geral e História do Brasil. 12ª ed. São Paulo: Ática, 2003. p. 300.

A respeito do imperialismo, processo histórico a que se refere o trecho, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) Vladimir Ilitch Ulianov, também conhecido como Lênin, definiu o imperialismo como fase superior do capitalismo, uma forma de dominação política que visou garantir controle de áreas para servirem de mercados consumidores e fornecedores de matérias-primas nos séculos XIX e XX.
( ) O crescimento produtivo nos padrões industriais atingiu níveis inéditos e criou oportunidade para que os industriais controlassem o sistema financeiro e o sistema de crédito, que foi abalado durante a crise sistêmica de 1873.
( ) Da mesma forma que a China foi explorada pelo Reino Unido, o Japão não resistiu à pressão dos Estados Unidos e tornou-se uma semicolônia.

A sequência correta é

#Questão 1118638 - História, História Geral, UFSM, 2025, UFSM, Professor EBTT - Área: Ciências Humanas

“O que significa a frase ‘a revolução industrial explodiu’? Significa que, a certa altura da década de 1780 e pela primeira vez na história da humanidade, foram retirados os grilhões do poder produtivo das sociedades humanas, que daí em diante se tornaram capazes da multiplicação rápida, constante e, até o presente, ilimitada de homens, mercadorias e serviços. Esse fato é hoje tecnicamente conhecido pelos economistas como a ‘partida para o crescimento autossustentável’. Nenhuma sociedade anterior tinha sido capaz de transpor o teto que uma estrutura pré-industrial, uma tecnologia e uma ciência deficientes e, consequentemente, o colapso, a fome e a morte periódicas impunham à produção.” 

Fonte: HOBSBAWM, E. A era das revoluções. 24ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009. p. 50. (Adaptado)

Sobre a revolução industrial, assinale a afirmativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis