Questões sobre História Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História Geral

Leia o texto a seguir.


O século XIV testemunhou uma crise da antiga ordem feudal, seguindo bem nos calcanhares do surgimento das cidades. Nessa crise, o modo de produção feudal, baseado na servidão, foi seriamente abalado e atingiu um adiantado estado de desintegração, cujos efeitos foram vistos na economia senhorial do século seguinte.


Adaptado de: DOBB, Maurice. A evolução do capitalismo. Rio de Janeiro: Zahar,

1965, p. 33.


As afirmativas a seguir descrevem corretamente elementos que explicam a crise do feudalismo, à exceção de uma. Assinale-a.

Sobre as características da pólis na Grécia Antiga, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.



( ) A acrópole era uma área estratégica na pólis grega usada para defesa militar e onde se discutiam questões políticas e administrativas.


( ) A estrutura social da pólis grega era composta por uma população homogênea que compartilhava os mesmos direitos e deveres.


( ) A economia da pólis grega tinha como base principal a agricultura e o comércio no Mediterrâneo.


Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.  

Considerando o contexto do Feudalismo, durante a Idade Média, mais ou menos o período que vai do século X-XI a XIII-XIV, analise a seguinte afirmação:
“Um homem ajoelha-se na frente de outro homem, une as duas mãos e as coloca nas mãos daquele que está em pé a sua frente. Enquanto isso, o primeiro diz algumas palavras e se reconhece como o “homem” do outro homem. Depois, beijam-se na boca e estabelecem-se um acordo e uma amizade para toda a vida. Após essa união, por assim dizer “civil”, o primeiro homem jura sobre os Evangelhos ser fiel ao segundo, também, por toda sua existência”. (MICELI, 1994, p. 36).
O autor revela, sobre esse texto, em sua obra, e escritas sobre o feudalismo, um ritual presente entre:

Leia o trecho a seguir.


A maioria das pessoas tende a pensar que a História Cultural aborda a cultura superior, a Cultura com C maiúsculo. Então, o leitor pode querer uma palavra de explicação. Enquanto o historiador das ideias esboça a filiação do pensamento formal, de um filósofo para outro, o historiador etnográfico estuda a maneira como as pessoas comuns entendiam o mundo. Tenta descobrir a cosmologia, mostrar como organizavam a realidade em suas mentes e a expressavam em seu comportamento. Não tenta transformar em filósofo o homem comum, mas ver como a vida comum exigia uma estratégia. Operando ao nível corriqueiro, as pessoas comuns aprendem a “se virar” e podem ser tão inteligentes, à sua maneira, quanto os filósofos. Mas, em vez de tirarem conclusões lógicas, pensam com coisas, ou com qualquer material que sua cultura lhes ponha à disposição, como histórias ou cerimônias.


Adaptado de: DARNTON, Robert. O grande massacre dos gatos. E outros episódios

da História cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1986, p. XIV.



Assinale a opção que descreve corretamente a compreensão do autor sobre o objeto de estudo da História Cultural.

A queda do socialismo na União Soviética foi resultado de uma série de fatores que comprometeram sua estrutura política e econômica.


Sobre esse processo, analise os itens a seguir



I. A centralização do controle estatal prejudicou a inovação tecnológica e a competitividade no mercado global.


II. O foco na produção bélica em detrimento dos bens de consumo contribuiu para a insatisfação da população.


III. Os elevados gastos militares agravaram a crise econômica, comprometendo o desenvolvimento do país.


IV. A economia planificada demonstrou-se mais eficiente do que a economia de mercado, resultando no fortalecimento do socialismo.



Estão CORRETAS:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis