Questões de História da EDUCA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da EDUCA

Sobre a história de Brasília, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:

A história do Brasil é rica e vasta em cultura e marcos impactantes, O Brasil República foi um desses marcos de grande transformação, com eventos que moldaram não apenas o país, mas também influenciaram o cenário mundial. A transição do Império para a República, em 1889, é um desses eventos históricos significativos.
Sobre o período do Brasil República que abrange desde a Primeira República até a Nova República, analise as alternativas e assinale a INCORRETA: 

José Sarney adotou uma série de medidas que, à primeira vista, indicavam um esforço para resolver questões sociais cruciais, como a problemática agrária. Em junho de 1985, foi anunciado o ambicioso Plano Nacional de Reforma Agrária, que visava à distribuição de aproximadamente 130 milhões de hectares de terra a cerca de 1,5 milhão de famílias. Essa iniciativa foi um passo significativo no enfrentamento da desigualdade no campo, buscando promover maior justiça social e redistribuição de recursos. Ao longo de seu governo, Sarney implementou, dentro do contexto de um plano econômico mais amplo, o denominado Plano Cruzado.
A respeito do Plano Cruzado, analise as alternativas e assinale a CORRETA: 

Considerando o contexto do Feudalismo, durante a Idade Média, mais ou menos o período que vai do século X-XI a XIII-XIV, analise a seguinte afirmação:
“Um homem ajoelha-se na frente de outro homem, une as duas mãos e as coloca nas mãos daquele que está em pé a sua frente. Enquanto isso, o primeiro diz algumas palavras e se reconhece como o “homem” do outro homem. Depois, beijam-se na boca e estabelecem-se um acordo e uma amizade para toda a vida. Após essa união, por assim dizer “civil”, o primeiro homem jura sobre os Evangelhos ser fiel ao segundo, também, por toda sua existência”. (MICELI, 1994, p. 36).
O autor revela, sobre esse texto, em sua obra, e escritas sobre o feudalismo, um ritual presente entre:

A partir da Base Nacional Comum Curricular, (BNCC) do Ensino de História, é possível compreender que todo conhecimento sobre o passado está intrinsecamente ligado ao conhecimento do presente, sendo que as questões que surgem dos sujeitos são, em grande parte, reflexo das inquietações contemporâneas. O historiador, em seu trabalho, questiona o passado com o propósito de identificar, analisar e compreender os significados imersos em diversos objetos, lugares, saberes, práticas e sensibilidades. Esses questionamentos são frequentemente conduzidos por meio de hipóteses, que se materializam em diferentes narrativas, as quais buscam reconstruir o entendimento de tempos passados. Nesse sentido, entendemos que a dinâmica do ensinoaprendizagem, especialmente no Ensino Fundamental e, em particular, na disciplina de História, deve estabelecer um diálogo constante com o presente. Para refletir sobre o ensino de História, é imprescindível adotar atitudes críticas e reflexivas ao longo do processo pedagógico, como: identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise. Essas práticas não apenas enriquecem o entendimento do aluno sobre os eventos históricos, mas também promovem o desenvolvimento de sua autonomia intelectual, permitindo-lhe perceber que os indivíduos agem de acordo com o contexto histórico e geográfico em que estão inseridos. Dessa forma, o ensino de História contribui para a formação de cidadãos conscientes de que os comportamentos e costumes são moldados e transformados ao longo do tempo, pela interação entre o passado e o presente.
À luz de todas as razões apresentadas, é certo o que se afirma sobre o conhecimento histórico, conforme preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Anos Finais, EXCETO: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis