Questões de História da EDUCA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da EDUCA

A queda do socialismo na União Soviética foi resultado de uma série de fatores que comprometeram sua estrutura política e econômica.


Sobre esse processo, analise os itens a seguir



I. A centralização do controle estatal prejudicou a inovação tecnológica e a competitividade no mercado global.


II. O foco na produção bélica em detrimento dos bens de consumo contribuiu para a insatisfação da população.


III. Os elevados gastos militares agravaram a crise econômica, comprometendo o desenvolvimento do país.


IV. A economia planificada demonstrou-se mais eficiente do que a economia de mercado, resultando no fortalecimento do socialismo.



Estão CORRETAS:

Um dos períodos mais intrincados e, por vezes, turbulentos da história do Brasil foi a instalação da República, em 1889.
Analise as afirmativas a seguir:

I. A primeira Constituição republicana do Brasil foi promulgada em fevereiro de 1891, durante o governo de Deodoro da Fonseca. Esta Carta Magna foi fortemente influenciada pelo modelo norte-americano e consagrou o sistema federativo, o que implicava na autonomia substancial dos estados federativos em relação à União.
II. No campo econômico, o então ministro das Finanças, Rui Barbosa, implementou uma política de estímulo à industrialização. Créditos foram concedidos com o intuito de facilitar a abertura de empresas. Essa política ficou conhecida como "encilhamento", sendo um marco na tentativa de modernização da economia nacional.
III. Uma das maiores revoltas ocorridas durante o período da Primeira República se deu durante o mandato de Hermes da Fonseca. O levante, protagonizado por marinheiros subalternos, em sua maioria negros e mulatos, ficou conhecido como Revolta da Chibata. Esta insurreição teve fortes conotações de resistência à opressão e à exploração dos militares.
IV. O voto deixou de ser censitário, e todos os cidadãos maiores de 21 anos passaram a ter direito ao sufrágio universal. Contudo, excluíam-se dessa nova prática os analfabetos, os mendigos, os praças militares e as mulheres, o que demonstrava as limitações do processo democrático instaurado.
V. A Carta Magna republicana se inspirou na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, adotando uma constituição com caráter censitário, na qual o chefe de Estado era escolhido pelas coligações partidárias da época: o Partido Republicano Paulista (PRP) e o Partido Republicano Mineiro (PRM).

Estão CORRETOS:

#Questão 883028 - História, História Geral, EDUCA, 2020, Prefeitura de Cabedelo - PB, Professor de Educação Básica II - História

“O historiador François Hartog (2013), elaborou o conceito de “Regime de historicidades”, para nomear como as maneiras como dadas sociedades em dados momentos perceberam, pensaram e se relacionaram com o tempo, para indicar como elaboraram e articularam, através de suas narrativas, as categorias de passado, presente e futuro, para descrever como um dado indivíduo ou grupamento humano se instaurou e se desenvolveu no tempo”.


Sobre esse conceito de Regime de Historicidades de Hartog (2013) é CORRETO afirmar que:

#Questão 883031 - História, História do Brasil, EDUCA, 2020, Prefeitura de Cabedelo - PB, Professor de Educação Básica II - História

Leia o texto abaixo e responda:


Comenta Celso Furtado que “a ocupação econômica das terras americanas constitui um episódio da expansão comercial da Europa” (1971, p. 5). Pode-se dizer que algo de similar aconteceu por ocasião do processo de independência das antigas colônias ibéricas no Novo Mundo, ocorrido nas primeiras décadas do Séc. XIX. Este processo foi decorrente do surgimento e do rápido desenvolvimento do capitalismo industrial na Europa – mormente na Inglaterra – a partir de meados do Séc. XVIII. Em apenas algumas décadas, a proliferação das novas relações de produção, impulsionadas pelo surgimento do sistema fabril e do trabalho assalariado, tornou inteiramente obsoleto o sistema colonial que reinou entre os Sécs. XVI e XVIII, fundado no trabalho escravo e no monopólio comercial das metrópoles sobre as colônias.

Os Impérios coloniais ibéricos fundados puramente no monopólio, achavam-se por isso condenados, a independência e a formação dos Estados nacionais na América Portuguesa e na América Espanhola, embora ocorridas na mesma época e produto da mesma situação estrutural, seguiram cursos extremamente diferenciados. No Brasil, a unidade política e territorial foi mantida após a independência, Marcos Kaplan observou: “Somente o Brasil conserva a unidade herdada da colônia e mantida pelo Império independente” (Kaplan, 1974, p. 115).


Considerando a construção do Estado Nacional Brasileiro, é CORRETO afirmar que:

#Questão 883032 - História, História Geral, EDUCA, 2020, Prefeitura de Cabedelo - PB, Professor de Educação Básica II - História

Sobre o conceito de Cultura Histórica é CORRETO afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis