Questões de Gestão de Pessoas do ano 2025

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Listagem de Questões de Gestão de Pessoas do ano 2025

#Questão 1129462 - Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, FGV, 2025, TCE/RR, Auditor de Controle Externo - Controle Externo

Existe a hipótese de que a implementação, em uma organização, do modelo de Gestão de Pessoas por Competências promova, por suas práticas organizacionais, a valorização do mérito. Uma possível explicação é que a competência oferece uma base estruturada e objetiva para avaliar o desempenho individual.
Assinale a afirmativa que apresenta corretamente uma vantagem do modelo de Gestão de Pessoas por Competências. 

Considere que um novo programa de capacitação foi criado para municiar a equipe com as ferramentas e conhecimentos necessários para oferecer um serviço ainda mais eficiente e humanizado. A ideia é combinar o melhor das técnicas de ensino tradicionais com abordagens mais atuais e interativas, para que todos possam aprender de forma engajada e significativa. O programa aborda desde as normas internas do Tribunal até o desenvolvimento de habilidades, como a análise crítica e a empatia, tão importantes no dia a dia de um servidor. Para garantir que tudo esteja funcionando como planejado, um pedagogo está acompanhando o projeto, avaliando se as atividades estão realmente ajudando os servidores a crescerem profissionalmente e a se conectarem melhor com as pessoas que procuram o Tribunal. Como produto de seu acompanhamento, o pedagogo deverá elaborar um parecer técnico sobre a coerência pedagógica do projeto, que apresenta elementos que refletem tanto concepções pedagógicas liberais quanto progressistas, descritas no seguinte formato:

Módulo I: dedicado ao estudo de normas institucionais e padrões técnicos com metodologias expositivas, reforçando a memorização e a reprodução de conteúdos.

Módulo II: contém atividades de análise crítica sobre práticas judiciais, incentivando os participantes a proporem soluções inovadoras para problemas identificados, considerando as especificidades socioculturais dos jurisdicionados.

Módulo III: um segmento onde os participantes são orientados a trabalhar de forma independente, explorando materiais didáticos adaptados aos seus interesses e ritmos de aprendizagem.

Ao analisar o projeto, o pedagogo deverá identificar as concepções teóricas predominantes e propor ajustes para garantir um equilíbrio metodológico. Sobre o caso, analise as afirmativas a seguir.

I. O módulo I evidencia características da pedagogia liberal tradicional, priorizando a transmissão e a assimilação de conteúdos formais.

II. O módulo II se alinha às práticas da pedagogia progressista libertadora, que busca a transformação social e a contextualização das aprendizagens.

III. O módulo III incorpora elementos da pedagogia liberal renovada, com foco na personalização e autonomia do aprendizado.

IV. A coexistência de concepções distintas no projeto compromete sua eficácia, pois representa uma contradição metodológica.


Está correto o que se afirma apenas em 

As políticas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) estão diretamente relacionadas ao bem-estar geral e à saúde dos colaboradores, considerando os diversos fatores que impactam seus desempenhos e satisfações. Chiavenato (2024) propõe uma política de QVT composta por cinco fatores macros, que incluem diferentes aspectos do ambiente de trabalho e da relação dos colaboradores com a organização. A esse respeito, relacione adequadamente as ações aos respectivos fatores.

1. Primeira Ordem.
2. Segunda Ordem.
3. Terceira Ordem.
4. Quarta Ordem.
5. Quinta Ordem.

( ) Grau de conhecimento e percepção da congruência da missão organizacional com o projeto de vida do colaborador.
( ) Relacionamento com o supervisor imediato, influenciando a maneira como o colaborador age e reage frente às circunstâncias do seu trabalho.
( ) Atividade básica e cotidiana que a pessoa executa dentro da organização, que pode ser o cargo ocupado ou o papel exercido na equipe de trabalho.
( ) Ambiente físico da organização, compreendendo todos os equipamentos, salas e recursos disponíveis para a atuação dos colaboradores.
( ) Grau de independência e de critério pessoal que o colaborador tem para planejar e executar o seu trabalho.

A sequência está correta em

A definição de objetivos claros, identificação do público-alvo e escolha do tema são fundamentais para o sucesso de uma oficina. Esses elementos ajudam o facilitador a planejar atividades que atendam às necessidades do grupo e a direcionar o foco da oficina para alcançar os resultados desejados.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a definição de objetivos, público-alvo e tema da oficina.

O feedback eficaz é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento dos participantes e o sucesso das oficinas. Ele deve ser construtivo, claro e orientado para o crescimento, permitindo que os participantes compreendam suas forças e áreas de melhoria.

Assinale a alternativa CORRETA sobre a aplicação de feedback eficaz para participantes de eventos e oficinas.

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