Questões sobre Normas e Legislações de Fisioterapia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Normas e Legislações de Fisioterapia

A bioética é um estudo interdisciplinar no âmbito das ciências da vida e da atenção à saúde, orientado para a análise de tomada de decisões e formulação de juízos práticos e políticos sobre escolhas, decisões e atos voltados à luz de valores e princípios morais (DURAND, G. Introdução geral à Bioética: história, conceitos e instrumentos. 2. ed. São Paulo: Loyola; 2007). Vários conhecimentos e habilidades devem permear a prática do profissional em saúde, sobretudo no que se refere à terminalidade da vida. Diante do exposto, são consideradas atribuições do Fisioterapeuta, como membro da equipe em cuidados paliativos, o que se refere abaixo, EXCETO:

De acordo com a Resolução nº 465, de 20 de maio de 2016, que “Disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia do Trabalho e dá outras providencias”, no artigo 4º, exercício profissional do Fisioterapeuta do Trabalho é condicionado ao conhecimento e domínio das seguintes áreas e disciplinas; EXCETO:

O COFFITO, em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), e visando levar atendimento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional à população e, ao mesmo tempo, assegurar o bem-estar do profissional, autorizou os serviços de Teleconsulta, Teleconsultoria e Telemonitoramento por meio da Resolução nº 516, de 20 de março de 2020. Esta resolução dispõe sobre a suspensão temporária do Artigo 15, inciso II e Artigo 39 da Resolução COFFITO nº 424/2013 e Artigo 15, inciso II e Artigo 39 da Resolução COFFITO nº 425/2013 e estabelece outras providências durante o enfrentamento da crise provocada pela Pandemia do COVID-19.
I. Esta resolução foi revolucionária em caráter de urgência e favoreceu milhões de brasileiros. Entretanto, algumas áreas da fisioterapia não foram comtempladas com a possibilidade do teleatendimento, como, por exemplo, a área da saúde da mulher, uma vez que parece ser inviável a abordagem virtual destas pacientes.
PORQUE
II. A permissão para atendimento não presencial se dará apenas nas modalidades, teleconsulta, teleconsultoria e telemonitoramento. Nestes casos, o Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional não tem autonomia e independência para determinar quais pacientes ou casos podem ser atendidos ou acompanhados a distância, cabendo esta demanda ao Conselho Regional de Fisioterapia da sua região.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

Na categorização de Funções do Corpo, capítulo 7 da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), que trata das funções neuro-musculoesqueléticas e relacionadas ao movimento, a respeito da categoria b710 - funções relacionadas à mobilidade das articulações, analise as afirmativas:
1. Essa categoria aborda as funções relacionadas à amplitude de movimento de uma articulação.
2. Essa categoria inclui as funções relacionadas à estabilidade das articulações.
3. Essa categoria aborda as funções relacionadas à facilidade de movimento de uma articulação.
4. Essa categoria inclui as funções relacionadas ao controle dos movimentos voluntários.
5. Essa categoria inclui as funções relacionadas à mobilidade de uma ou várias articulações.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

No uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), quando categorizamos as Funções do Corpo, o capítulo 4 trata da classificação das funções dos sistemas cardiovascular, hematológico, imunológico e respiratório, e especificamente a categoria b440 trata das funções respiratórias.
A subcategoria que se refere ao ritmo respiratório é a subcategoria:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis