Listagem de Questões sobre Geral
Em suas obras sobre a questão da técnica, Heidegger
propõe uma ecologia humanista, que foque no humano em detrimento ao meramente natural.
antecipa a ideia de um desenvolvimento sustentável, propondo que o crescimento econômico da economia de mercado possa se harmonizar com a preservação do meio ambiente.
antecipa aspectos de uma crítica à sociedade tecnológica que deram sustentação à chamada deep ecology (ecologia profunda) nos anos sessenta e setenta.
postula que não há como falar filosoficamente sobre a técnica, tendo em vista ser esta um tópico da ciência, que não faz parte do humanismo filosófico defendido pelo próprio Heidegger.
A concepção que Heidegger apresentava sobre a metafísica leva a pensar que
a investigação metafísica busca fundamentalmente a contemplação da natureza do ser primordial, Deus ou o primeiro motor imóvel.
a metafísica é uma ferramenta que pode ser utilizada como um mecanismo ontológico de ascensão contemplativa, da opinião em direção ao conhecimento teorético de todas as coisas.
a metafísica se preocupa com as causas fundamentais dos entes particulares, de maneira a fornecer uma visão sistemática sobre cada um dos entes, classificados taxionomicamente a partir dessas mesmas causas do Ser.
aquele que questiona, na investigação metafísica, está envolvido com a questão de modo que pode ser surpreendido, pois ele é um ente em meio aos entes e implicitamente transcende os entes como um todo.
Kant estabelece três princípios da constituição republicana que fundamentariam os regimes calcados em uma ordem democrática. Esses três princípios são:
Liberdade para todos os membros da sociedade; construção de legislações específicas para classes sociais diferentes; igualdade, como cidadãos, perante a lei.
Liberdade para todos os membros da sociedade; dependência de todos e de cada um a uma legislação comum; igualdade, como cidadãos, perante a lei.
Construção de legislações específicas para classes sociais diferentes; separação dos poderes; devido processo legal.
Construção de legislações específicas para sujeitos que sejam hipossuficientes; liberdade para todos os membros da sociedade; proteção das minorias étnicas contra legislações discriminatórias.
À medida que Descartes desenvolve sua ideia de um sistema de conhecimento, observamos surgir um componente importante, a saber, a ênfase na unidade do sistema, de maneira a ser possível propor a noção de que todas as coisas que se incluem no alcance do conhecimento humano, estão interligadas. Nesse sentido, é possível pensar que a concepção cartesiana de ciência busca
uma visão fragmentada, dividida em pacotes epistêmicos que espelham um modelo disciplinar de conhecimento.
um critério distintivo de refutabilidade para a definição do que é e do que não é cientifico.
uma articulação englobando todos os objetos de cognição humana.
uma metodologia de verificação lógica para atestar a verdade ou a falsidade de proposições científicas através da dúvida metodológica.
A filosofia patrística (Século I ao Século VII d.C.) refere-se à predominância do pensamento cristão em relação à tradição de pensamento antigo. Os filósofos desse período introduziram novas concepções à medida que intencionavam defender a evangelização e a própria religião cristã. Desse modo, uma das concepções trazidas por eles foi a ideia de
um Deus Demiurgo (artífice) responsável pela criação e manipulação da realidade.
criação a partir do nada, contradizendo a visão da antiguidade que supunha a geração de todas as coisas.
divindade representando a potencialização das virtudes humanas, apresentando-se como modelo de perfeição.
livre arbítrio possibilitando entender a vontade de Deus como semelhante à vontade dos homens.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}