Listagem de Questões sobre Geral
Leia o texto abaixo.
“São, pois, os sofistas que irão consumar a inflexão antropológica da filosofia grega. A própria designação sophistês, que engloba o saber teórico e as habilidades práticas, revela que o homem e suas capacidades passam a ser o objeto principal da filosofia. Algumas das ideias diretrizes que irão constituir uma constelação conceptual permanente na concepção ocidental do homem são formuladas pela primeira vez claramente no contexto da ilustração sofística ateniense” (LIMA VAZ, H. C. Antropologia filosófica. Volume I. Edições Loyola, 2010).
Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que NÃO convém à antropologia sofística:
O conceito de natureza humana (anthropinê physis) com seus predicados próprios e com as exigências que lhes são essenciais;
A oposição entre a convenção (nómos) e a natureza (physis) na organização da cidade e nas normas de agir individual, dando origem às primeiras teorias do convencionalismo jurídico.
A concepção de um desenvolvimento progressivo da cultura, de Mênon.
A análise do homem como ser de necessidade e carência, ao qual compete suprir com a cultura o que lhe é negado pela natureza.
A ideia fundamental de homem como zoon logikón, ou seja, dotado de palavra e discurso capaz de demonstrar e persuadir.
"A educação para a mulher, para ser guardiã, não será uma para preparar os homens, e outra para as mulheres, sobretudo porque toma a seu cargo uma natureza idêntica."
O fragmento acima foi extraído de uma obra filosófica onde se percebe a reflexão sobre o lugar e o papel da mulher na sociedade e sobre a educação que lhe é conveniente, deixando transparecer suposta defesa do igualitarismo entre homens e mulheres ao apontar uma mesma educação para ambos os sexos. Tratase de fragmento da obra:
Contribuição para a explicação do Imperialismo, de Rosa de Luxemburgo.
Segundo sexo, de Simone de Beauvoir.
A República, de Platão.
A condição humana, de Hannah Arendt.
Microfísica do poder, de Michael Foucalt.
"Com efeito, ao falar do caráter de um homem não dizemos que ele é sábio ou que possui entendimento, mas que é calmo ou temperante. No entanto, louvamos também o sábio, referindo-nos ao hábito; e aos hábitos dignos de louvor chamamos virtudes." (Aristóteles, Ethica Nicomacheia, 1103b 11).
Das alternativas abaixo, NÃO correspondem à doutrina aristotélica da virtude:
Como hábitos, as virtudes são modos constantes de agir que se adquirem pelo exercício, não sendo, assim, inatas.
Sendo a política superior à ética, é em A Política de Aristóteles que encontraremos a síntese das virtudes que constituem a arete, “a virtude ou excelência ética”.
As virtudes intelectuais ou dianoéticas operam na parte racional do homem, isto é, na razão.
As virtudes práticas ou éticas operam na parte irracional do homem, nas suas paixões ou apetites, guiadas racionalmente.
A virtude se define como meio termo ou justa medida entre os extremos da falta e do excesso, sendo a virtude da coragem o justo meio entre os extremos da temeridade e da covardia.
“Nosso método [...] Consiste no estabelecer os graus de certeza, determinar o alcance exato dos sentidos e rejeitar, na maior parte dos casos, o labor da mente, calcado muito de perto sobre aqueles, abrindo e promovendo, assim, a nova e certa via da mente, que, de resto, provém das próprias percepções sensíveis”.
Assinale o método ao qual o excerto acima faz menção:
Experimental.
Dúvida hiperbólica.
Fenomenológico.
Materialismo dialético.
Dialético.
“Através dos princípios de um direito natural preexistente ao Estado, de um Estado baseado no consenso, de subordinação do poder executivo ao poder legislativo, de um poder limitado, de direito de resistência” (BOBBIO, Noberto. Direito e Estado no pensamento de Kant. UNB, 1984).
A citação acima aponta algumas diretrizes fundamentais do Estado:
Liberal.
Anarquista.
Comunista
Absolutista.
Nazista.
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