Questões de Farmácia da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia da PUC/PR

A farmacoeconomia preocupa-se com a seleção entre distintas alternativas terapêuticas oferecendo um parâmetro para a tomada de decisões que envolvem avaliação e direcionamento de investimentos baseados em uma distribuição mais racional de recursos disponíveis. Com relação à farmacoeconomia avalie as afirmativas:

I. A dor, o sofrimento, a perda de um membro são considerados custos intangíveis em farmacoeconomia, pois são de difícil mensuração monetária.

II. Quando um estudo compara os efeitos sobre a saúde (outcomes) e sobre os recursos (custos) de medicamentos ou intervenções, em que os custos são medidos em unidades monetárias e a efetividade é medida em unidades clínicas, está sendo aplicada uma análise de custo benefício.

III. Os estudos de análise custobenefício são uteis na comparação de dosagens e formas de apresentação ou equivalente genérico para os quais os efeitos são absolutamente semelhantes, selecionando-se o de menor custo.

IV. Um estudo em que se comparam duas opções terapêuticas com o mesmo impacto sobre a saúde, ou seja, nas duas opções com iguais eficácias ou efetividades e seleciona-se a opção que apresenta o menor custo. Isso corresponde a uma análise de minimização de custo.

Está(ão) CORRETA(S)

Os itens de um estoque apresentam normalmente diferentes posições no fluxo de materiais e variados graus de utilização. O estudo técnico dessas ocorrências por meio do agrupamento de itens de acordo com seu custo, preferentemente, anual, permite a elaboração da curva ABC, também chamada de curva 80-20 ou gráfico de Pareto. Com relação à curva ABC, avalie as afirmativas a seguir:

I. A classe A é composta pelos itens mais importantes que devem ser tratados com atenção especial pela administração.

II. A classe A representa 20% dos itens em estoque, que correspondem a 50% do investimento.

III. A classe B é composta por 50% do total de itens e essa classe representa 20% do investimento.

IV. A classe C da curva detém maior importância administrativa e é composta por 30% dos itens que representam 30% do investimento.

Está(ão) CORRETA(S):

Muito se tem falado em humanização no ambiente de trabalho. Humanizar significa respeitar o trabalhador enquanto pessoa, enquanto ser humano; significa valorizá-lo em razão da dignidade que lhe é intrínseca. Na assistência à saúde humanização significa:

I. reconhecer as pessoas que buscam nos serviços de saúde a resolução de suas necessidades de saúde como sujeitos de direito.

II. observar cada pessoa em sua individualidade, em suas necessidades específicas, ampliando as possibilidades através das quais possa exercer sua autonomia.

III. transformar o modelo assistencial e a humanização do atendimento para que seja garantido ao usuário o direito à informação.

IV. realizar o trabalho em equipe multiprofissional, priorizando a troca de informações, que devem ser compartilhadas por todos os profissionais da equipe.

Está(ão) CORRETA(S):

Segundo Gomes, 2.000, a dispensação de medicamentos é uma atividade técnico científica de orientação ao paciente, de importância para a observação ao tratamento e, portanto, eficaz, quando bem administrada. Sobre o sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária (SDMDU), analise as afirmações a seguir:

I. Uma farmácia hospitalar que adote o sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária deverá distribuir todos os medicamentos, em todas as suas formas farmacêuticas, prontos para uso sem necessidades de transferências ou cálculos por parte da enfermagem.

II. O grande desafio para que o sistema por dose unitária seja uma realidade no Brasil é obter formas farmacêuticas estéreis unitarizadas, o que requer um alto investimento financeiro inicial para a aquisição de materiais e equipamentos.

III. O investimento financeiro inicial está relacionado à implantação de uma central de preparações estéreis, o que nem sempre é viável para hospitais de pequeno e médio porte.

IV. Um dos fatores de redução de erros de distribuição e administração de medicamentos no sistema por dose unitária é que a dose do medicamento é embalada, identificada e distribuída, para que a enfermagem possa separá-lo por horário e posteriormente possa administrá-lo ao paciente.

V. A implantação do sistema por dose unitária exige uma série de requisitos, porém não faz parte desses requisitos a existência de uma padronização de medicamentos.

Está(ão) CORRETA(S):

A preocupação com os custos das doenças cardiovasculares é crescente em vários países e regiões do mundo. Várias são as classes de fármacos usadas para essa enfermidade. Assim, considerando os medicamentos que afetam as funções renais e cardiovasculares, correlacione as colunas:

1. Inibidor da convertase.

2. Inibidor da reabsorção de sódio e água

3. Bloqueador dos receptores de angiotensina

4. Bloqueador de canais de cálcio.

5. Vasodilatador.

6. Antagonistas dos receptores de aldosterona.

( ) Furosemida.

( ) Hidralazina.

( ) Captopril.

 ( ) Losartan.

( ) Espironolactona.

( ) Anlodipino.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis