Questões de Farmácia da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia da PUC/PR

Paciente do sexo masculino, 60 anos de idade, chegou ao ambulatório após infarto agudo do miocárdio, além de histórico clínico de angina pectoris estável. A terapia medicamentosa desse paciente baseava-se em: nitrato de isorsobida: 40 mg/dia; ácido acetilsalicílico: 2 comprimidos ao dia; e propranolol: 20mg, 3 vezes ao dia. Com base nesse caso, analise as afirmativas a seguir:

I. O nitrato de isossorbida é classificado como vasodilatador potente, diminuindo a angina pectoris.

II. O ASS tem efeitos analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios devido às associações das porções acetil e salicilato da molécula intata, como também à ação do metabólito ativo salicilato. Tem importância no caso do paciente mencionado para aplacar a dor.

III. O propranolol, um agente betabloqueador, tem importância para diminuir a arritmia que pode se apresentar após o infarto do miocárdio.

Está(ão) CORRETA(S):

O gráfico abaixo representa o número de idosos no Brasil em 3 momentos: 1975, 2002 e em uma perspectiva para 2020.

Em função dessa perspectiva, a política nacional de medicamentos precisará considerar o consumo de medicamentos empregados no tratamento de:

Paciente masculino, 67 anos, portador de hipertensão arterial sistêmcia e artrite reumatóide. Para o controle da pressão utiliza captopril e hidroclorotiazida. Nas crises de artrite utiliza piroxicam para controle principalmente da dor. No último surto de artrite, as cifras pressóricas se elevaram mais do que normalmente ocorria e a sensação de ardência estomacal se tornou insuportável. Trata-se de RNM que pode ser classificado como:

O paciente M. S., 62 anos, do sexo masculino, procurou atendimento devido à dificuldade progressiva de realizar tarefas manuais, tais como abotoar as roupas, pentear-se entre outras. Negou outras queixas específicas. Na história pessoal, informou ter feito apendicectomia. Não havia outros dados relevantes. No exame físico os sinais vitais eram normais. O exame do aparelho locomotor evidenciou tremor, em repouso, de extremidades, o qual cessava ao fazer um movimento ativo; mostrava também, o movimento de enrolar pílulas com os primeiros e segundos dedos de ambas as mãos, bem como mostrou que havia uma discreta rigidez muscular. Chamava a atenção o aspecto apático e tristonho do paciente. Não se evidenciavam outras anormalidades. Frente a esse quadro, foi estabelecido o diagnóstico de doença de Parkinson, decidindo-se pelo tratamento com anticolinérgico (biperideno) e demais medidas de apoio. Cogitou-se o uso simultâneo de antidepressivo tricíclico. Passados dois anos, o paciente retornou à consulta, queixando-se de piora da doença, apesar de fazer corretamente o tratamento anteriormente prescrito. Queixou-se de dificuldades para deambular e de aumento na salivação, falava lentamente e a face mostrava rigidez de expressão. Frente à evolução do quadro parkinsoniano, decidiu-se administrar a associação de levodopa+carbidopa. Considerando o quadro descrito anteriormente, assinale a afirmativa CORRETA:

Complicações iatrogênicas são mais frequentes em pacientes idosos, principalmente naqueles hospitalizados. Diversos fatores podem ser considerados como responsáveis, em maior ou menor grau, por essa maior sensibilidade do idoso: alterações do envelhecimento, pluripatologia, modificações da farmacocinética e farmacodinâmica das drogas. Entende-se por cinética dos fármacos os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. As alterações desses fenômenos no organismo interferem na biodisponibilidade e, consequentemente, na eficácia terapêutica do medicamento. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:

I. As principais modificações hepáticas causadas pelo envelhecimento são a redução da perfusão sanguínea em até 40%, acompanhada de uma redução de 30% da massa hepática. Assim, ocorre a diminuição do metabolismo de primeira passagem, o que pode aumentar a biodisponibilidade de fármacos que requerem extenso metabolismo.

II. Várias substâncias têm a capacidade de mudar o funcionamento enzimático do organismo, especialmente sobre o CYP450. Dentre os inibidores mais comumente utilizados podemos citar a fluoxetina, sertralina e cetoconazol, em contrapartida, entre os indutores encontramos a carbamazepina, dexametasona e omeprazol.

III. Com relação aos músculos, observa-se diminuição do volume de massa magra, com aumento concomitante de tecido adiposo nos idosos. A alteração na relação músculo/tecido adiposo pode modificar a distribuição de alguns medicamentos. Fármacos lipofílicos terão maior acumulação no tecido adiposo, podendo gerar efeitos tóxicos.

IV. As interações entre medicamentos por modificação da excreção são ocasionadas pelo mecanismo de ativação da secreção glomerular.

Está(ão) CORRETA(S):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis