Questões de Farmácia da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia da PUC/PR

Homem de 62 anos, casado, alto executivo de setor bancário, vem apresentando tremores nas mãos há 2 anos, o que impede de escrever, de assinar documentos e de se alimentar corretamente. Esses fatos têm causado constrangimento e isolamento social. Há um dia os tremores se acentuaram com movimentos bizarros e contorções da cabeça e tronco, provocando queda. A histórico clínico destaca úlcera péptica “nervosa” em tratamento continuado, náusea, dislipidemia e enxaqueca. Ao longo dos últimos 4 anos tem feito uso de ranitidina, metoclopramida, lovastatina e propranolol. Na família não existem casos de doença de Parkinson, Alzheimer ou demência. No exame físico, apresenta discreta diminuição da mímica facial, bradicinesia, rigidez assimétrica e diminuição dos movimentos do braço direito enquanto caminha. Demais aparelhos apresentam exames normais. Considerando que as manifestações apresentadas foram decorrentes de uma reação adversa ao uso de medicamento, assinale a afirmativa CORRETA:

Considerando-se o emprego da morfina para o tratamento da dor nos pacientes idosos em estágio terminal, avalie as afirmativas a seguir:

I. Em face do alto potencial de tolerância, e consequente aumento progressivo das doses, o risco de depressão respiratória constitui uma preocupação relevante.

II. Em pacientes terminais, e com a necessidade de aumento progressivo das doses, a dependência é constitui um risco relevante

III. Com a necessidade de aumento progressivo das doses, o efeito diurético da morfina pode desencadear desequilíbrio eletrolítico

IV. O uso de morfina pode desencadear diarreia no idoso

Está(ão) CORRETA(S):

Homem de 73 anos, dá entrada no prontoatendimento com os seguintes sintomas: cefaleia severa, sensação de mal-estar, ansiedade, agitação e tontura. Verificaram-se os sinais vitais em que se constatou elevação das pressões sistólica (200 mmHg) e diastólica (130 mmHg). Considerando esse caso como urgência hipertensiva, sem evidência de lesão vascular, qual seria o tratamento mais indicado?

Um paciente de 65 anos de idade apresenta quadro de psicose. Após iniciar tratamento apresentou melhora dos sintomas de mania. Decorridas algumas semanas de tratamento, o paciente retornou ao médico queixando-se de galactorreia. Entre os medicamentos a seguir, utilizada pela paciente, qual é o responsável pelo efeito citado anteriormente?

Em Uppsala (Suécia), há um centro de monitorização de medicamentos, que congrega países do mundo inteiro, cujos objetivos principais são: identificar precocemente uma nova reação adversa, aumentar o conhecimento de uma reação adversa pouco descrita, identificar prováveis mecanismos que tenham uma possível relação de causalidade com os medicamentos comercializados e disseminar essas informações para os países conveniados.

Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir:

I. Eventos adversos são definidos como danos leves ou graves causados pelo uso de um medicamento e são classificados como evitáveis e inevitáveis.

II. Reação adversa é qualquer efeito prejudicial ou indesejável que se apresenta após a administração de um medicamento em doses normalmente utilizadas para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de uma doença, ou com objetivo de modificar uma função biológica.

III. Erro de medicação é qualquer evento evitável que pode, de fato ou potencialmente, levar ao uso inadequado de um medicamento, independentemente de lesar ou não o paciente e de o medicamento se encontrar sob o controle de profissionais de saúde, do paciente ou do consumidor.

Está(ão) CORRETA(S):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis