Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

No processo de inclusão de alunos com deficiência, o professor deverá buscar informações para respaldar a prática pedagógica. Muitas vezes será necessário a adaptação ou a adequação das atividades, espaços e estratégias para que os alunos com deficiência participem. Em relação a inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, pode-se dizer que: 

Crescimento físico, maturação biológica, desenvolvimento motor e suas interações, constituem importantes indicadores do estado de saúde de crianças e jovens (Guedes, 2009). Em relação à esta temática, assinale a alternativa correta:

A palavra lúdico, do latim, significa brincar. Nesse brincar encontram-se incluídas atividades como jogos, brincadeiras e outras formas de divertimento. Em relação aos benefícios, significados e valores dessas atividades, assinale a alternativa correta:
I. A ludicidade tem o potencial de promover e potencializar a aprendizagem.
II. Por meio do brincar a criança constrói o seu universo próprio, podendo manipular e vivenciar em sua realidade as situações existentes em seu imaginário.
III. O jogo competitivo é aquele que envolve atividades de compartilhar, unir pessoas e despertar a coragem para assumir riscos, com pouca preocupação com o fracasso e o sucesso.
IV. Através do jogo a criança se relaciona com as pessoas e com os objetivos, por esse motivo jogos eletrônicos não devem fazer parte do universo infantil.
A alternativa correta é:

O Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br) é um observatório permanente de indicadores de crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. O projeto propõe, através de um método, a realização de um programa cujas medidas e testes podem ser realizados em grande parte das escolas do Brasil, auxiliando os professores de Educação Física na avaliação desses indicadores (GAYA et al., 2021). No teste de “abdominal em 1 minuto”, proposto pelo manual, o aluno deve se posicionar em decúbito dorsal com os joelhos flexionados e realizar movimentos de flexão do tronco até tocar com os cotovelos nas coxas, com o objetivo de realizar o maior número de repetições em 1 minuto. Neste teste a valência de aptidão física avaliada é a:  

A Cultura Corporal de Movimento, enquanto objeto de ensino na Educação Física Escolar deve desenvolver práticas corporais pelo pensamento crítico e articular o conteúdo de ensino com reflexões que auxiliem o aluno na análise crítica dos problemas. Ainda, segundo Darido (2003), a Educação Física na perspectiva da cultura corporal, deve:
I. Ensinar o aluno a compreender quais os valores estão por traz das práticas corporais.
II. manter um diálogo crítico com a mídia, trazendo-a para dentro da escola para discussão e reflexão.
III. vivenciar atividades que os levem a ter um conhecimento sobre o próprio corpo, que priorizem a prática de exercícios mais lentos, com ênfase na respiração e relaxamento, que enfoquem as dimensões do lazer, da saúde e do prazer.
IV. levantar alternativas que possam auxiliar a reduzir a elevada incidência de distúrbios orgânicos associados à falta de atividade física.
A alternativa correta é:  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis