Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Os esportes são sempre notícia nos meios de comunicação e dentro da escola; portanto, podem fazer parte do conteúdo, principalmente, nos dois primeiros ciclos, se for abordado sob o enfoque da apreciação e da discussão de aspectos técnicos, táticos e estéticos. Nos ciclos posteriores, existem contextos mais específicos (como torneios e campeonatos) que possibilitam que os alunos vivenciem uma situação mais caracterizada como esporte. Incluem-se neste bloco as informações históricas das origens e características dos esportes, jogos, lutas e ginásticas, valorização e apreciação dessas práticas. A gama de esportes, jogos, lutas e ginásticas existentes no Brasil é imensa. Cada região, cada cidade, cada escola tem uma realidade e uma conjuntura que possibilitam a prática de uma parcela dessa gama. A lista a seguir contempla uma parcela de possibilidades e pode ser ampliada ou reduzida:
I - Jogos pré-desportivos: queimada, pique-bandeira, guerra das bolas, jogos pré-desportivos do futebol (gol-a-gol, controle, chute-em-gol-rebatidadrible, bobinho, dois toques).
II - Jogos populares: bocha, malha, taco, boliche.
III - Atletismo: corridas de velocidade, de resistência, com obstáculos, de revezamento; saltos em distância, em altura, triplo, com vara; arremessos de peso, de martelo, de dardo e de disco.
Sobre os itens acima, está correto o que se afirma em: 

O arremesso de peso, especialidade do atleta brasileiro Darlan Romani, é uma modalidade esportiva olímpica do atletismo, nela os atletas competem em provas realizando arremesso, na maior distância possível, de um (a):

Cada modalidade esportiva tem suas peculiaridades e características intrínsecas, é fundamental que o profissional de Educação Física identifique essas características afim de potencializar os objetivos propostos aos alunos. Com base nessa informação, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os fundamentos e as modalidades esportivas.
1ª Coluna
(1)Saque.
(2)Imersão.
(3)Cabeceio.
(4)Bandeja.
2ª Coluna
(__)Natação.
(__)Voleibol.
(__)Futsal.
(__)Basquetebol.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

Outro teste proposto para esse grupo de adultos solicitava que, utilizando as linhas de uma quadra de voleibol, os indivíduos se posicionassem na linha de fundo de um dos lados da quadra e, ao sinal do professor, corressem o mais rápido possível até a linha de 3 metros do mesmo lado da quadra em que estavam, tocando-a com uma das mãos. Em seguida, voltariam correndo para a linha de fundo onde estavam inicialmente, tocando-a com uma das mãos. Por último, correriam até a linha central da quadra de voleibol, tocando-a com uma das mãos novamente, e retornariam para a linha de fundo de onde partiram o mais rápido possível.

Os indivíduos realizam esse teste um de cada vez e fazem duas tentativas que são cronometradas pelo professor. A tentativa de menor tempo é considerada como tempo oficial de cada indivíduo.


Assinale a alternativa que corresponde à capacidade física avaliada por esse teste.

Um profissional de Educação Física tem seu primeiro contato com uma equipe infantil de voleibol que irá treinar. Para que ele pudesse conhecer melhor os alunos, ele propôs uma série de exercícios destinados a avaliar suas habilidades. Durante os exercícios, o professor pôde notar que seus alunos realizavam os movimentos de maneira lenta, descoordenada e muitas vezes desajeitada. Também notou que as atividades exigiam muita atenção de seus alunos para serem executadas e, com isso, eles se cansavam e se desinteressavam rapidamente.
Analisando a situação, é correto afirmar que, com relação ao nível de aprendizado das habilidades motoras executadas pelos alunos, eles se encontram no nível

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis