Questões sobre Bases Sócio-Históricas da Educação Física

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Listagem de Questões sobre Bases Sócio-Históricas da Educação Física

O entendimento da evolução da Educação Física passa pela reflexão sobre o seu processo de constituição como componente curricular na história da escola moderna. Segundo Darido (2003), a Educação Física escolar brasileira teve seu início oficial em 1851, com a posterior promulgação de uma regulamentação na qual a ginástica fora considerada uma disciplina obrigatória na escola pública primária.
A legislação a que se refere o texto diz respeito à reforma

"A ex-jogadora da seleção brasileira Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga, nasceu em Belo Horizonte em 3 de março de 1978, um ano antes da prática do futebol feminino ser legalizada do Brasil. Isto é, as mulheres só foram autorizadas a praticar o esporte no país há 44 anos, após quase quatro décadas de proibição. E esse tipo de veto não foi exclusividade do Brasil. Reino Unido, França, Bélgica Alemanha e Paraguai foram alguns dos países que também instalaram restrições à modalidade feminina. Apesar de não ser o único, o caso do Brasil é um dos mais emblemáticos e conhecidos quando se trata da proibição às mulheres no futebol. Isso porque, diferentemente de outros países, o governo não impediu apenas a existência de associações feminina no esporte, mas a prática da modalidade como um todo. O veto foi publicado em forma de lei, durante o regime de Getúlio Vargas, em 1941".
[Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/07/20/futebolfeminino-os-pretextos-usados-para-proibir-pratica-no-brasil-e-em -outros-paises.ghtml. Acesso: 16/12/2024].

Com base nos aspectos sócio-históricos da Educação Física, o principal motivo alegado no Decreto-Lei nº 3.199, de 1941 para a proibição do futebol feminino no Brasil foi a de que: 

A história da Educação Física no Brasil foi fortemente influenciada por movimentos sociais e políticos ao longo do século XX, resultando na regulamentação da profissão e no reconhecimento de sua importância no contexto educacional e de saúde pública. Dentre os eventos históricos e legislações que marcaram a evolução da Educação Física no Brasil, assinale a alternativa correta.

#Questão 1133678 - Educação Física, Bases Sócio-Históricas da Educação Física, Avança SP, 2025, Prefeitura de Morungaba - SP, Professor de Educação Básica II - Educação Física - Edital nº 1

Durante o Renascimento, o estudo do corpo e dos exercícios físicos ganhou relevância, retomando ideais da Antiguidade clássica e estabelecendo uma nova visão sobre a importância das atividades físicas. Os renascentistas passaram a ver o corpo como um objeto de estudo e disciplina, e consideravam os exercícios físicos tão fundamentais quanto as disciplinas intelectuais. Assinale a alternativa que aponta corretamente qual era o principal papel atribuído aos exercícios físicos nesse período:

#Questão 1133680 - Educação Física, Bases Sócio-Históricas da Educação Física, Avança SP, 2025, Prefeitura de Morungaba - SP, Professor de Educação Básica II - Educação Física - Edital nº 1

Desde a Antiguidade, os exercícios físicos têm sido considerados uma ferramenta educativa, com filósofos e sociedades ao longo da história vendo-os como meios para o desenvolvimento social e disciplinar do corpo. Na Modernidade, com o avanço da sociedade burguesa, a prática física começou a ser associada à ascensão social e saúde, ganhando espaço no contexto escolar e promovendo valores como a vaidade. Assinale a alternativa que aponta corretamente qual papel adicional a ginástica começou a desempenhar a partir dos anos 1800:

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