Questões sobre Bases Sócio-Históricas da Educação Física

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Bases Sócio-Históricas da Educação Física

A educação física como cultura corporal foi proposta na década de 1990. Os conteúdos referiam-se aos jogos, à ginástica, aos esportes, àslutas, às danças e ao conhecimento do corpo. A cultura de movimento inclui a 

De acordo com a obra de Carmen Soares, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Durante um certo período, a burguesia de certos países europeus acreditava que a prosperidade de uma nação estava relacionada à sua força física. II – O filósofo francês, Rousseau, era contrário que crianças praticassem exercícios físicos. III – A ginástica na Alemanha nunca esteve relacionada a questões nacionalistas.

#Questão 917614 - Educação Física, Bases Sócio-Históricas da Educação Física, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Básica - Educação Física

O final da década de 1970 marca um período de grandes transformações na Educação Física escolar brasileira, mudanças estas que se manifestam até os dias atuais. Sobre este momento, analise as afirmativas a seguir.

I. Atualmente coexistem na área várias concepções, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo tecnicista/esportivista, característico da Educação Física da década de 1970. II. As abordagens que surgiram associadas à Educação Física a partir do final da década de 1970 resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. III. Embora contenham enfoques diferenciados entre si, com pontos muitas vezes divergentes, têm em comum a busca de uma Educação Física que articule corpo e mente do indivíduo e aspectos relacionados à performance humana.

Sobre este momento histórico da Educação Física escolar brasileira, estão corretas as afirmativas: 

#Questão 917615 - Educação Física, Bases Sócio-Históricas da Educação Física, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Básica - Educação Física

No século XX a Educação Física escolar sofreu no Brasil, influências de correntes de pensamento filosófico, tendências políticas, científicas e pedagógicas. Sobre a evolução histórica da Educação Física analise as afirmativas a seguir.
I. Até a década de 50, a Educação Física ora sofreu influências provenientes da filosofia positivista, da área médica (por exemplo, o higienismo), ora de interesses militares (nacionalismo, instrução pré-militar). II. Acompanhando as mudanças do pensamento pedagógico da educação na década de 1950, a Educação Física associou suas práticas a vertente pedagógica escola-novista com técnicas de ensino centradas no trabalho do professor e sua didática. III. No início do século XX ocorreu a importação de modelos de práticas corporais, como os sistemas ginásticos alemão e sueco e o método francês, entre as décadas de 1910 e 1920, e a partir das décadas de 1950 e 1960 o método desportivo generalizado.


Sobre a história da Educação Física no Brasil até meados do século XX, estão corretas as afirmativas: 

Assinale a alternativa correta sobre o emprego da terminologia aplicada à Educação Física.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis