Questões sobre Bases Sócio-Históricas da Educação Física

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Bases Sócio-Históricas da Educação Física

O debate epistemológico da Educação Física brasileira nas últimas décadas sobre o papel deste componente curricular na escola revela que a unanimidade sobre sua função social está longe de ser alcançada. Apesar disso, o avanço dessas discussões aponta que algumas concepções pedagógicas acerca da Educação Física escolar perderam espaço, pelo menos do ponto de vista teórico. Assinale a alternativa CORRETA, que apresenta uma concepção de Educação Física tradicional, criticada durante o movimento renovador da área na década de 1980 e não incorporada pelas abordagens pedagógicas mais difundidas a partir deste período:

“A profissionalização da educação física aparece no Brasil ______________, com as escolas de educação física que tinham como objetivo principal a formação ______________. Em 1930, com as reformas de Getúlio Vargas, a área ganha destaque nas políticas públicas com a criação do ___________________.” Considerando a história da educação física no Brasil, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. 

Ordene cronologicamente, do mais antigo ao mais recente, os eventos ocorridos na História da Educação Física brasileira, relacionados a seguir:

I- Publicação do Diagnóstico da Educação Física e Desportos no Brasil, no qual é descrito o modelo piramidal do esporte que viria a ser adotado logo mais no país. Neste documento oficial, a Educação Física escolar e a atividade física de lazer são subordinadas aos objetivos do esporte de alto rendimento.
II- Publicação do Parecer sobre a Reforma do Ensino Primário e Várias Instituições Complementares da Instrução Pública, no qual é relatada a importância da ginástica enquanto matéria de estudo, em horas distintas da do recreio, para o cumprimento dos princípios da higiene, da moral e da saúde.
III- Publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, no qual são apresentados os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de uma Educação Física escolar sistematizada em ciclos, compreendida como uma área que trata de um tipo de conhecimento mais próximo à cultura.
IV- Publicação do Regulamento nº 7 de Educação Física, no qual é explicitado o método de Educação Física oficialmente adotado nas escolas brasileiras, proveniente da Escola Militar Normal de Ginástica de Joinville-le-Pont, na França.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

O esporte, após a sua revolução conceitual, a partir do pressuposto do direito de todos à prática esportiva, passou a ser compreendido através das três manifestações esportivas, que, na verdade, são formas de exercício deste direito, e constituem-se nas efetivas dimensões do esporte. (Tubino, 2001.)
São considerados as três dimensões sociais do esporte:

O Basquetebol criado no final do século XIX constitui-se hoje em um dos principais evento e produto de marketing devido a sua dinamicidade e competitividade. No que diz respeito a contagem de pontos neste esporte considere: 
A equipe converteu 20 cestas durante o jogo, estas vinte cestas foram obtidas dentro das três possibilidades de pontuação.


Assinale a alternativa que apresenta qual a pontuação máxima que poderia ser obtida pela equipe, a partir da situação acima proposta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis