Questões sobre Bases Sócio-Históricas da Educação Física

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Listagem de Questões sobre Bases Sócio-Históricas da Educação Física

 A Educação Física, ao longo de sua trajetória, tem se transformado, refletindo as mudanças da sociedade e as novas demandas da educação. As diferentes concepções pedagógicas que emergiram nesse processo moldaram a maneira como a disciplina é ensinada e vivenciada na escola. Analise as afirmativas a seguir, que abordam essas diferentes concepções, e registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:


(__)A concepção higienista da Educação Física, predominante no início do século XX, priorizava a saúde e a disciplina, com foco em exercícios repetitivos e padronizados, visando a formação de corpos fortes e saudáveis para desenvolver, entre outras, as atividades laborais.


(__)A concepção tecnicista da Educação Física, influenciada pelo modelo esportivista, valoriza o ensino de técnicas esportivas e a busca por resultados, com o objetivo de formar atletas e melhorar o desempenho esportivo dos alunos. Essa influência tem como principais características a ensino técnico, desenvolvimento físico e a inclusão de todos os alunos no desenvolvimento das aulas.


(__)A concepção crítico-superadora da Educação Física, proposta por autores como Le Boulch, Celi Nelza Zülke Taffarel, Elizabeth Varjal, Jean Piaget, Go Tani e Lino Castellani Filho, busca a transformação social e a autonomia dos alunos, questionando o modelo tradicional e valorizando a cultura corporal e o movimento como formas de expressão e de resistência.


Assinale a alternativa com a sequência correta.

O esporte é um fenômeno social que foi apropriado pela Indústria Cultural. Nesse contexto, e quando tratado pela mídia como espetáculo, gera uma atividade para ocupação do tempo livre. Esse tipo de ocupação do tempo livre possui algumas características.
Assinale a alternativa que menciona uma dessas características.

Os exercícios físicos no final do século XVIII e início do século XIX, período que se consolida o capitalismo como modo de produção, são entendidos como grandes profiláticos para a saúde do trabalhador, pressupondo, com isso, que sua força de trabalho seja uma mercadoria de qualidade. Segundo o Coletivo de Autores (2012), naquele período, julgava-se que o exercício físico era capaz de:

Esporte adaptado é um termo utilizado apenas no Brasil e consiste em uma possibilidade de prática para pessoas com deficiência. Para tanto regras, fundamentos e estrutura são adaptados para permitir a participação destas pessoas. O esporte praticado por pessoas com deficiência começou na Inglaterra, nos anos 40, como medida terapêutica, para dar mais qualidade de vida a militares que foram mutilados durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1960, foi realizada a primeira edição dos Jogos Paraolímpicos de Verão, em qual país? 

A filosofia medieval, influenciada por tradições anteriores, desenvolveu-se com base em valores cristãos que moldaram a visão de mundo da época. Esse pensamento foi consolidado em escolas filosóficas que integravam a fé com a razão, buscando conciliar crenças espirituais com a lógica humana. Na Baixa Idade Média, o surgimento de novas condições econômicas e sociais fomentou mudanças significativas na forma de interpretar a realidade, abrindo caminho para uma mentalidade mais curiosa e inovadora. Essa transição de pensamento influenciou também a maneira como o corpo e suas capacidades eram compreendidos, inclusive no contexto das atividades físicas e esportivas, que passaram a ser inseridas em um paradigma educacional. Com base nas transformações filosóficas e sociais medievais, assinale a alternativa que aponta corretamente qual é a principal contribuição desse período para a relação entre a filosofia e a prática de atividades físicas na educação contemporânea:

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