Questões de Educação Artística da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística da FUNDATEC

O Surrealismo foi uma vanguarda artística marcante no início do século XX. Alguns de seus principais representantes foram os artistas Joan Miró, Salvador Dalí e Max Ernst. Assinale a alternativa com a única característica que NÃO está associada com as principais ideias dos artistas surrealistas em suas criações. 

A elaboração do sistema gráfico infantil acontece de forma progressiva, paralelamente à evolução psicomotora. Inicialmente, a expressão do desenho infantil acontece pelo simples prazer do gesto, com o que podemos chamar de:  

A leitura de imagem é uma etapa muito importante no ensino de arte. Através da apreciação de obras, podemos desenvolver o senso crítico, a experiência estética, a percepção. Ao ler uma imagem, o aluno a interpreta através de suas vivências, das suas experiências, conhecimentos e imaginação. Nos estágios do desenvolvimento da compreensão estética, o leitor que busca compreender a obra através da relação de um contexto de informações, retirando dela as evidências para a sua análise, é chamado de:

O Realismo se consolidou como um movimento artístico ao atingir o seu auge, após a revolução de 1848, na França. As obras do artista Gustave Courbet (1819-1877) são destaque desse movimento. O Realismo foi coerente com o momento sociopolítico da época, uma vez que representava por meio das obras: 

#Questão 342780 - Educação Artística, Geral, FUNDATEC, 2013, Prefeitura de Uruguaiana - RS, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental

Instrução: Para responder às questões de números 40, 41 e 42, considere o livro Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte, de Ana Mae Barbosa (org.) (2002).

No texto Caminhos Metodológicos, Rizzi refere que no Brasil, a partir dos anos 1990, foi sistematizada por Ana Mae Barbosa uma concepção de construção de conhecimento em artes denominada “Proposta triangular do Ensino da Arte”, que consiste em três ações básicas que executamos quando nos relacionamos com a Arte: ler obras de arte, fazer arte e contextualizar.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis