Questões de Educação Artística da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística da FUNDATEC

Analise o trecho a seguir:

“A síntese brasileira não existia no plano histórico e, portanto, não poderia ocorrer no plano artístico. Apropriaram-se, assim, da mitologia do povo, das tradições dos índios, etc., mas sem mostrar como essas realidades culturais haviam se gerado e sobrevivido. Por isso, muitas das criações literárias do período flutuam sem uma base histórica que lhes dê sustentação, estabelecendo mais uma espécie de mitologia para a nacionalização da arte do que verdades humanas por experiências populares ou pela sociedade indígena” (Gonzaga, 2012).

De acordo com o autor do trecho acima, os próprios modernistas não conseguiram definir um único caminho que pudesse dar conta do que eles chamavam de “autenticidade nacionalista”, havendo a coexistência de diferentes grupos. Sobre três desses grupos, analise as assertivas a seguir:

I. O movimento primitivista Pau-Brasil era um movimento intermediário, que acreditava que se chegaria à verdadeira identidade nacional através de uma postura intermediária entre a pura cópia dos valores ocidentais e o nacionalismo conservador e antieuropeu.
II. Os movimentos da Anta e Verde-Amarelo eram movimentos que se opunham ao primitivismo destruidor abraçado por Oswald de Andrade, reforçando o “sentido de brasilidade”, o nacionalismo conservador e uma visão direitista no plano social.
III. O Movimento Antropofágico deu origem ao movimento “Pau-Brasil”, adotando uma postura de completa rejeição aos produtos culturais das grandes metrópoles europeias e de contemplação às raízes puras e autóctones das culturas indígenas.

Quais estão corretas?

Analise as características abaixo descritas por Canongia (2005):

 O sentido do objeto está na relação da forma com o meio físico onde se dá a sua observação, na conexão com o espaço da experiência. Ele nasce no e do espaço público, instituindo uma interdependência notável entre o objeto e o lugar.

 Com volumes de baixíssima densidade, por vezes mesmo imateriais, suas formas são geométricas, na maioria horizontais (para evitar o antropomorfismo das formas verticais), e os materiais utilizados são industriais, com peças também produzidas industrialmente.

 Com uma retórica estruturalista é, antes de tudo, impessoal, e trabalha com dimensões específicas para lugares específicos.

 Representa um retorno às estruturas geométricas essenciais.


As características acima definem a:

Sobre uma determinada prática musical conhecida na história do ensino de música no Brasil, analise as caraterísticas abaixo:
Foi organizada pelo compositor Villa-Lobos. Trata-se de uma formação popular de música, incluindo hinos. Insere-se em um programa voltado à coletividade e construção nacional.

As características acima definem o(a):

Analise as assertivas abaixo sobre a dança:

I. A dança moderna surge para potencializar a ideia de dança como entretenimento, reforçando a proposta de sequências de passos previamente estabelecidos.

II. Os coreógrafos da dança moderna estabeleceram uma relação mais direta com o contexto em que viviam, utilizando como referência temas relativos a questões sociais, políticas e pessoais.

III. A dança contemporânea caracteriza-se pela interdisciplinaridade, integrando diferentes saberes. Trabalha também com a pluralidade de movimentos, perspectivas e pessoas, e está aberta a imprevistos e provocações.

IV. A dança contemporânea explora múltiplos espaços, podendo acontecer em locais como praças, edifícios, paredes, lajes ou galerias de arte, expandindo os limites tradicionais do palco.


Quais estão corretas?

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando adequadamente os nomes das obras aos seus respectivos contextos.

Coluna 1
1. Moschophoros. 2. Shabtis. 3. Vênus de Willendorf. 4. Termas de Caracalla.

Coluna 2
( ) Arte romana. ( ) Pré-história. ( ) Arte grega. ( ) Arte egípcia.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis