Questões de Educação Artística do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística do ano 2025

Na análise crítica da estética kantiana, o conceito de "belo" e de "juízo de gosto" é central para a compreensão das experiências estéticas. Como Immanuel Kant define o juízo de gosto em sua obra "Crítica da Faculdade do Juízo" e quais são suas implicações para a educação artística?

A prática da arteterapia está cada vez mais difundida em contextos educacionais e terapêuticos. Como o professor de artes pode integrar elementos de arteterapia em suas aulas para promover o desenvolvimento emocional e psicológico dos alunos?

O conceito de estética, segundo Immanuel Kant, está relacionado à noção de "juízo de gosto" e de beleza. Em termos pedagógicos, como esse conceito pode ser utilizado para desenvolver uma análise crítica de obras de arte em sala de aula? 

Na teoria da arte proposta por Clive Bell, a "forma significativa" desempenha um papel central na experiência estética. No ensino de artes, como o conceito de "forma significativa" pode ser trabalhado em sala de aula para desenvolver a apreciação crítica dos alunos? 

#Questão 1133735 - Educação Artística, Ensino da Arte, Avança SP, 2025, Prefeitura de Morungaba - SP, Professor de Educação Básica II - Artes - Edital nº 1

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe diversas competências e habilidades para o ensino de Arte no Ensino Fundamental. Associe as linguagens artísticas às suas respectivas características, conforme descrito no texto da BNCC:

1 - Artes Visuais
2 - Dança
3 - Música
4 - Teatro

A. Expressão artística que se materializa por meio dos sons, oferecendo aos alunos a oportunidade de vivenciar e criar com materiais sonoros.
B. Acontece por meio do movimento do corpo, problematizando a relação entre corporeidade e produção estética, com foco no pensamento e sentimento.
C. Processos de criação e performance que envolvem o corpo e a interação com o público, utilizando a fala, a ação física e outros meios.
D. Resulta de explorações e transformações de materiais e recursos tecnológicos, permitindo aos alunos explorar culturas visuais e criar novas formas de produção cultural.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis