Questões de Educação Artística do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística do ano 2025

O docente de artes apresenta a seus alunos imagens de pinturas faciais de três tribos distintas (Karajá, Yanomami e Kayapó) e solicita que os alunos observem o uso dos elementos gráficos “linha”, “ponto” e “círculo”. Imagem associada para resolução da questão Fonte: https://pib.socioambiental.org/
Com base na imagem, analise as afirmativas a seguir a respeito da atividade de apreciação proposta pelo docente.
I. Um dos conteúdos conceituais da atividade é compreender a relação entre o grafismo e a identidade nas sociedades indígenas, motivo pelo qual, observa-se que os elementos gráficos “linha”, “ponto” e “círculo” são combinados em configurações diferentes, para obter padrões geométricos distintos.
II. Entre os conteúdos procedimentais trabalhados estão: apreciação e análise de grafismos Karajá, Yanomami e Kayapó; produção de grafismos simétricos com base na análise da natureza; aplicação de grafismos em ritxokos.
III. Os conteúdos atitudinais previstos são o reconhecimento da importância da arte indígena para as sociedades indígenas atuais e a valorização da produção material indígena como manifestação artística.

Está correto o que se afirma em:

Sobre o papel da arte na valorização da cultura, é correto afirmar que:

Observe atentamente a obra a seguir: 



Imagem associada para resolução da questão



Na imagem podemos observar a obra "A Noite Estrelada", de Vincent van Gogh, com o uso expressivo de linhas curvas e sinuosas, o contraste entre as áreas de luz e sombra, intensificado pelas pinceladas enérgicas e pelas linhas sinuosas. Considerando as características descritas sobre a obra e tendo a imagem apenas como referência, é correto afirmar que elas conferem à pintura uma atmosfera: 


A Missão Artística Francesa, enviada ao Brasil no século XIX, teve um papel fundamental na formação das artes visuais brasileiras. Assinale a alternativa que melhor descreve um dos principais objetivos dessa missão.

Durante uma aula de Artes no ensino médio, a professora decide aplicar a pedagogia do teatro para abordar questões de empatia e expressão emocional.

Ela propõe que os alunos criem uma cena curta em grupos, onde cada grupo deve representar uma situação de conflito entre personagens com diferentes perspectivas. Após a apresentação, a professora pede que os alunos reflitam sobre o que aprenderam com a atividade.


Julgue as assertivas a seguir acerca das abordagens que a professora pode utilizar para maximizar o aprendizado e a reflexão dos alunos sobre a atividade.



I. Incentivar os alunos a se concentrarem apenas na técnica de atuação, sem se preocupar com a mensagem ou o tema da cena.


II. Pedir que cada grupo escolha um tema leve e divertido, evitando conflitos ou temas que possam gerar desconforto.


III. Solicitar que os alunos escrevam um diário reflexivo individual, onde devem descrever suas emoções durante a criação e apresentação da cena, além de como isso se relaciona com a empatia em situações da vida real.



É correto o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis