7941 Q260953
Direito Civil
Ano: 2007
Banca: Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)

Em relação à sentença estrangeira, pode-se afirmar:

I. A sentença estrangeira não terá eficácia no Brasil, enquanto não homologada pelo Supremo Tribunal Federal.

II. A sentença estrangeira, mesmo homologada, é tratada como título executivo extrajudicial.

III. A sentença estrangeira homologada será cumprida pelo juízo cível competente, segundo as normas processuais brasileiras.

IV. O cumprimento da sentença estrangeira faz-se através de carta de sentença extraída dos autos do procedimento homologatório.

Está(ão) correta(s):

7942 Q260927
Direito Civil
Ano: 2007
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

O Princípio da Intangibilidade das situações definitivamente consolidadas significa

7943 Q260925
Direito Civil
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A respeito dos direitos reais, julgue os itens a seguir.

As enfiteuses constituídas antes do Código Civil de 2002 devem adequar-se ao regime do direito de superfície, espécie de direito real criado pela codificação.

7944 Q260923
Direito Civil
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere as seguintes afirmações:

I. Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada.
II. A contagem do prazo para entrada em vigor das leis que estabeleçam período de vacância far-se-á com a inclusão da data da publicação e do último dia do prazo, entrando em vigor no dia subseqüente à sua consumação integral.

7945 Q260897
Direito Civil
Ano: 2007
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Acerca dos contratos e dos atos unilaterais, segundo as disposições do Código Civil, julgue os itens subseqüentes.

Os negócios jurídicos celebrados antes da entrada em vigor do atual Código Civil continuam regidos pelo disposto nas leis anteriores, seja quanto aos seus pressupostos de validade, seja quanto à sua executoriedade, mesmo quando produzam efeitos na vigência da nova lei civil.

7946 Q260876
Direito Civil
Ano: 2007
Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Tem-se a "ultratividade da lei" quando:

7947 Q260859
Direito Civil
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
No direito brasileiro, quando a lei for omissa o Juiz
7948 Q260854
Direito Civil
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Com relação à vigência e aplicação da lei no tempo e no espaço é correto afirmar:

7949 Q260800
Direito Civil
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
De acordo com a Lei de Introdução ao Código Civil brasileiro, é correto afirmar que
7950 Q260763
Direito Civil
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Paulo é equatoriano, domiciliado no Peru e casou-se, no Uruguai, com Maria, Argentina, domiciliada no Uruguai. Logo após a celebração do matrimônio, fixaram domicílio no Brasil. De acordo com a Lei de Introdução ao Código Civil brasileiro, o regime de bens entre os cônjuges obedecerá a lei