Questões de Comunicação Social da FGV

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Listagem de Questões de Comunicação Social da FGV

Para Figueiredo e Cervellini, a opinião pública pode ser entendida como “todo fenômeno que, tendo origem em um processo de discussão coletiva e que se refira a um tema de relevância pública (ainda que não diga respeito a toda a sociedade), esteja sendo expresso publicamente, seja por sujeitos individuais em situações diversas, seja em manifestações coletivas”.

A partir dessa perspectiva, é correto afirmar que a opinião pública

Relacione as categorias de mercado listadas a seguir às suas respectivas características.

1. Marketing de segmento

2. Marketing de massa

3. Micromarketing

4. Marketing de nicho

( ) baseia-se na produção, distribuição e promoção do mesmo produto, da mesma maneira, para todos os consumidores.

( ) oferece às pequenas empresas oportunidade de competir, pois ao buscarem atingir um grupo definido mais estreitamente, cujas necessidades de consumo precisam ser bem conhecidas, pode reduzir o número de concorrentes.

( ) isola amplos setores que constituem o mercado, para trabalhar de maneira mais eficiente, concentrando produtos ou serviços, canais e programas de comunicação somente nos consumidores que pode atender melhor e de maneira mais lucrativa.

( ) inclui o marketing local e o individual, também conhecido como customizado ou one-to-one e caracteriza-se pela capacidade de desenvolver produtos e programas sob medida para atender as preferências de pessoas e locais específicos.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Na perspectiva da comunicação integrada, assinale a opção que apresenta exemplos de comunicação mercadológica e de comunicação institucional, respectivamente.

A digitalização dos sinais dos sistemas televisivos e o advento de microcomputadores gerou mudanças na prática do telejornalismo. Entre essas mudanças está a edição:

Um emissora de televisão, próximo ao final do ano, realiza uma reportagem falando sobre o consumismo exacerbado nas compras de Natal, por mais que a área comercial da emissora desaconselhasse a veiculação dessa matéria. Ao desenvolver o senso crítico e estimular o debate, nesse caso a emissora pratica um jornalismo:

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