Questões de Comunicação Social da FGV

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Listagem de Questões de Comunicação Social da FGV

Determinada concessionária de transporte público contratou uma empresa de assessoria de imprensa para orientá-la na condução de uma crise de imagem. Constantemente, usuários reclamam dos atrasos, más condições das composições e superlotação. Há ainda relatos de maus tratos aos passageiros por parte de seguranças privados contratados pela concessionária. Pesquisas realizadas junto a stakeholders e estudos de caso demonstraram que a primeira ação do planejamento estratégico em comunicação deveria ser a convocação da imprensa para uma coletiva com o presidente da concessionária. Daí se infere que as ações preliminares à coletiva envolverão:

“As pessoas se assustam quando uma mulher bonita e vaidosa é gari. E por acaso não pode existir gari bonita?”. O questionamento é da “musa” da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, a gari de 23 anos, que virou a sensação da internet nas últimas semanas. A carioca teve suas fotos compartilhadas por milhares de pessoas no Whatsapp e, com a exposição, ganhou mais de 46 mil seguidores nas redes sociais, além de 42 mil no Instagram” (Correio Braziliense online, acessado em 22/07/2015).

Com base no texto acima, pode-se afirmar que foi utilizado o seguinte tipo de lead:

O processo de construção noticiosa envolve a adoção de critérios pelas empresas jornalísticas para determinar quais acontecimentos serão veiculados. De acordo com o teórico Mauro Wolf, os valores-notícia de construção são usados para elaborar a forma pela qual um acontecimento será noticiado. Assim, podemos elencar a “simplificação”, utilizada no intuito de diminuir a natureza polissêmica de um acontecimento e facilitar sua compreensão; a “amplificação”, empregada para aumentar a abrangência e a força do acontecimento; a “personalização”, quando se acentua a importância de pessoas em dados acontecimentos, dentre outros critérios de noticiabilidade. Ademais, há ainda fatores intangíveis que também influenciam o processo de seleção, como:

Sobre o envio de brindes ou de presentes como estratégia de relacionamento entre empresas e jornalistas, aconselha-se que

A presença do repórter no vídeo serve para dar um corte de tempo em meio a uma reportagem e chamar a atenção do telespectador para alguma informação relevante. Esse recurso pode ser usado para descrever algum fato sobre o qual não se tem imagem.

Esse recurso televisivo é denominado

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