Listagem de Questões sobre Geral
Normalmente, a notícia encaminhada por um assessor de imprensa de órgão público ou de empresa privada não tem boa receptividade em redação de veículo de comunicação de massa, em função de a maioria dos jornalistas que trabalham em veículos de comunicação de massa entender que o papel de buscar informação é do repórter e não do jornalista- assessor. Contudo, há outras correntes divergentes, como a que se posiciona em favor do release. Escolha abaixo a alternativa que favorece os veículos de imprensa e que reduz a divergência entre essas correntes:
O release deve ser guardado para fechar um espaço do jornal, telejornal ou radiojornal na ausência de outra notícia.
O veículo de comunicação, ao receber um release, deve ter a preocupação com a conseqüência: se publicá-lo, com certeza a organização, que o enviou, pode contemplá-lo com publicidade.
Qualquer release que chega a uma redação de jornal, TV, rádio ou de outro veículo deve ter um destino: o lixo.
O release deve ser interpretado como uma fonte de informação e, por isso, precisa ser lido, analisado e, se aproveitado, enriquecido.
Tem sido comum a preocupação de jornais, televisão e rádio de enaltecer na notícia a presença de celebridades. Por exemplo: se um Ministro de Estado preside a inauguração de uma nova usina nuclear, a sua presença ganha mais destaque do que a própria usina. Assim, a imprensa tem tido mais olhos para enxergar artistas, modelos, jogadores consagrados e outros, em detrimento dos fatos relacionados à presença dessas celebridades. Veja, abaixo, qual a alternativa que mais se identifica com a missão de um repórter:
Se Pelé está inaugurando a primeira de uma série de escola de futebol no morro, basta conseguir uma entrevista exclusiva com o maior jogador do mundo e ignorar integralmente o acontecimento
Basta entender que a celebridade presente é que constitui a notícia, motivo pelo qual o destaque da reportagem deve ser dado a ela, a celebridade.
O repórter deve produzir um fato novo, desvinculado do acontecimento, para aproveitar a presença de personagens importantes, embora tenha sido destacado para cobrir a comemoração da mais antiga escola do Maranhão.
Sem ignorar a presença de pessoas importantes, é necessário olhar o fato sob a ótica da causa e efeitos de sua realização, ficando atento aos seus desdobramentos.
A WEB tornou-se o meio mais avançado de processamento de dados, informação e de conhecimento. E os veículos de comunicação de massa já utilizam esse meio de forma a não perder a velocidade da notícia no seu compromisso diário com a sociedade. Indique, abaixo, quais os veículos que utilizam a WEB.
Rádio, revista e jornal.
Revista, jornal e televisão.
Jornal, rádio, televisão e revista.
Rádio e jornal.
O jornalista, independente da empresa onde trabalha tem o compromisso com a informação. E, para isso, precisa corresponder às expectativas do leitor ou do ouvinte em relação à notícia que produziu. Escolha uma das opções abaixo que se identifique melhor com o papel do jornalista.
O texto produzido para um jornal impresso deve ser o mesmo utilizado em telejornal ou radiojornal.
O jornalista deve se limitar ao que a fonte lhe informou, sem se preocupar com as interfaces da notícia.
O jornalista, na produção de uma notícia, precisa preocupar-se em não deixar dúvida que possa suscitar perguntas do leitor ou ouvinte. Para isso, é necessário sempre responder às perguntas já conhecidas: por quê, onde, o quê, quem, como, para que, quando...
Um texto romanceado é o mais apropriado para sensibilizar os leitores ou ouvintes.
Escolha, entre as alternativas abaixo, a que define melhor as atribuições de um profissional de Relações Públicas:
Não faz muito tempo em que um profissional de relações públicas cuidava apenas de atividades cerimoniais. Hoje, o seu papel é mais abrangente, respondendo pela integração social de uma organização bem como pela sua relação com o público externo.
O profissional de relações públicas é o profissional mais importante da estrutura de comunicação de uma organização.
O profissional de relações públicas responde pela assessoria de comunicação de uma organização, além de cuidar das atividades de secretaria.
O relações públicas divide com o jornalista a estrutura da comunicação interna de uma organização, além da relação com a imprensa.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}