Listagem de Questões sobre Geral
Os veículos de comunicação de massa se adaptam à velocidade da informação, fugindo ao compromisso formal de veiculação de notícias. A WEB é o meio de antecipar a informação e de manter uma relação de confiança com o leitor. Diante disso, qual a alternativa abaixo que encaixa o jornalista dentro dessa velocidade?
A luta contra o relógio obriga o jornalista a correr risco, como o de informar sem ter a convicção do acontecimento.
Ao ter a convicção de um acontecimento, o jornalista deve antecipar a informação para que o seu veículo possa privilegiar seus leitores, telespectadores ou ouvintes com a agilidade na veiculação.
Ao saber de um fato, o jornalista deve imediatamente emitir as informações preliminares aos seus leitores, independente da confirmação.
O compromisso de procurar a fonte para certificar-se da informação deve ser assumido depois de a notícia preliminar ter sido emitida aos leitores, telespectadores ou aos ouvintes.
Escolha uma das opções abaixo definindo a abrangência da comunicação social e seus segmentos.
A comunicação social, na sua essência, compreende o jornalismo.
A comunicação social abrange jornalismo, relações públicas, publicidade e marketing, devendo cada uma dessas funções ser exercida por profissional específico da área.
O jornalismo de jornal, televisão e rádio e mais a publicidade formam a área denominada de comunicação social.
A cidade amanhece com quinze casebres improvisados à base de papelão e de pedaços de madeira, em seu principal acesso, o cartão postal, que liga o centro da cidade ao aeroporto e às rodovias federais. Qual das alternativas abaixo indica o melhor comportamento do repórter em relação ao seu compromisso com a sociedade:
O repórter programa com o prefeito uma visita ao local e mostra o surpreendente surgimento de uma favela na calada da noite e as dificuldades para se removê-la.
O repórter houve segmentos da sociedade que se mobilizam para exigir da Prefeitura a retirada imediata das malocas.
O repórter vai à pequena favela, entrevista as pessoas e descreve o submundo em que vivem adultos e crianças famintas e mostra à sociedade o terror da marginalização social.
O repórter procura a Prefeitura, os empresários, faz uma enquête e exibe a deterioração que sofre a cidade, com dezenas de casebres desfigurando o seu cartão postal.
A revolução tecnológica enfatizou o papel da imagem na comunicação. Na televisão, a imagem prevalece em razão de ser ela a própria TV. Contudo, a mídia impressa, pressionada pelo espetáculo da televisão, ampliou substancialmente, nos últimos anos, a imagem nos contextos da informação. A revista Veja, por exemplo, já destina cerca de 50% dos seus espaços editoriais a imagens. Assim, os textos ficam cada vez mais simplificados para ceder lugar a fotografias e aos dados. Escolha, abaixo, a alternativa que ajuda a espelhar esta realidade acima descrita:
Em função da velocidade das mudanças provocadas pelo avanço tecnológico, o jornalismo impresso precisa simplificar a notícia para poder acompanhar o crescimento da televisão.
O jornalismo precisa ignorar o avanço tecnológico e investir na produção de belos e profundos textos, como forma de preservar a sua verdadeira identidade romântica.
Com a "espetacularização" da informação, o jornalismo já não oferece ao leitor a visão crítica dos fatos e, conseqüentemente, a sociedade também não faz mais reflexão profunda sobre os acontecimentos. O empobrecimento da informação começa com preocupação do jornalista de cada vez mais simplificar a informação.
A continuar em seu processo de crescimento e de expansão com novas e sofisticadas tecnologias, a televisão vai anular o papel da mídia impressa, fazendo prevalecer o telejornalismo.
Uma instituição pública tem compromissos com a sociedade, convivendo com as diferenças sociais, ideológicas e étnicas, fazendo prevalecer a sua preocupação com a cidadania. Desta forma, qual a linguagem, sob a ótica da comunicação em geral (jornalismo, publicidade, marketing e relações públicas), que a Instituição deve utilizar para se relacionar com o cidadão?
Institucional.
Promocional.
Jornalística.
Publicitária.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}