Listagem de Questões sobre Geral
A Ética Profissional é um domínio que:
norteia as relações de etnia que envolvem os membros de uma sociedade.
conceitua deveres e estabelece regras de conduta do indivíduo, no desempenho de suas atividades profissionais.
é estranho aos usos e costumes que vigoram numa determinada sociedade.
envolve um conjunto de princípios que regem a conduta da sociedade em geral.
tem como princípio organizar as atividades diárias de um grupo profissional.
O código de ética profissional dos Secretários e Secretárias no Capitulo II, referente aos Direitos dos profissionais, afirma que o profissional deve:
defender a integridade moral das profissões.
garantir e defender suas atribuições estabelecidas na Lei de regulamentação.
obrigatoriamente participar de atividades públicas para defender a categoria.
aceitar a jornada de trabalho que seja compatível com os interesses da chefia.
receber uma remuneração que seja equivalente à dos executivos da sua empresa.
Em referência ao Capítulo VI – Das Relações com a empresa –, o código de ética da profissão afirma que compete ao profissional, no pleno exercício de suas atividades:
identificar-se com a filosofia dos funcionários, sendo um agente facilitador da implementação das mudanças administrativas e políticas.
agir como elemento controlador das relações interpessoais na sua área de atuação.
atuar como figura-chave do fluxo de informações, desenvolvendo e mantendo, de forma dinâmica e contínua, os sistemas de comunicação.
estabelecer uma rotina de trabalho diferenciada em relação aos demais.
ajudar, no ambiente de trabalho, a outros profissionais que sejam de sua estreita relação.
São atribuições do Secretário Executivo regulamentadas pela Lei 7.377/85:
planejar, organizar e garantir a direção adjunta da diretoria.
definir as atividades dos executivos e estabelecer seu cronograma de execução.
redigir textos profissionais especializados, exceto em idioma estrangeiro.
taquigrafar ditados, fazer discursos, conferências, palestras, explanações, inclusive em idioma estrangeiro.
registrar e distribuir expediente e executar outras tarefas, mesmo que não sejam correlatas
Conforme Medeiros (2003), documentação é um conjunto de técnicas cujo objetivo primordial é a produção, sistematização, distribuição e utilização de documentos. A secretária lida constantemente com esse material e deve saber que a documentação:
facilita o acesso às informações e aos conhecimentos especializados e é útil em todos os setores da atividade profissional.
pode ser comercial, científica ou oficial, conforme a tabela de temporalidade usada na organização.
a depender da cultura organizacional, pode ter natureza comercial, científica ou oficial.
oficial objetiva auxiliar a administração industrial, classificando documentos, como, por exemplo, os atos normativos.
oficial refere-se àquelas divulgadas informalmente.
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