Questões sobre Gêneros e Formatos Jornalísticos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gêneros e Formatos Jornalísticos

#Questão 973846 - Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, FGV, 2022, Câmara de Taubaté - SP, Apresentador Legislativo de Rádio e Televisão - Edital nº 02

Analise as seguintes orientações sobre a apresentação de notícias nos telejornais.
I. Ao ler uma nota sobre economia é bom que os principais números sejam apresentados na tela. II. Usar a “lapada” ajuda a aprofundar o noticiário. III. Prefira notas “peladas” a notas “cobertas”. IV. Ao apresentar mapas e gráficos, como da previsão do tempo, o âncora deve alternar entre olhar para a câmera e para o mapa.
Estão corretas

#Questão 973848 - Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, FGV, 2022, Câmara de Taubaté - SP, Apresentador Legislativo de Rádio e Televisão - Edital nº 02

Em muitas oportunidades, o editor vai ter que resumir discursos de autoridades, transformando áudios de 40 minutos em pequenos trechos de 30 segundos.
Sobre esse trabalho, analise as afirmativas a seguir.
I. Desconfie de sonora que você tem de ouvir três vezes para entender o que o entrevistado diz. II. A sonora que termina com entonação “para baixo” é ruim porque passa pessimismo; bom é terminar com a entonação “para cima”. III. Ao usar materiais de arquivo, tenha cuidado de contextualizar o assunto e a data para não deturpar a fala do entrevistado. IV. Nunca use uma música para ilustrar algo que o entrevistado tenha falado.
Estão corretas apenas

#Questão 973853 - Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, FGV, 2022, Câmara de Taubaté - SP, Apresentador Legislativo de Rádio e Televisão - Edital nº 02

Avalie as afirmativas a seguir, acerca da entrevista.
I. Para economizar tempo, o entrevistador deve fazer duas perguntas de uma vez. II. O entrevistador deve fazer perguntas curtas e simples; perguntas longas e com divagações podem provocar respostas semelhantes. III. Deve-se evitar perguntas que o entrevistado possa responder sim ou não, a menos que o objetivo do entrevistador seja receber esse tipo de resposta. IV. As opiniões do entrevistador são sempre pertinentes e ele deve colocá-las a todo momento.
Estão corretas: 

Leia o texto abaixo:
“Na rotina produtiva diária das redações de todo o mundo, há um excesso de fatos que chegam ao conhecimento dos jornalistas. Mas apenas uma pequena parte deles é publicada ou veiculada. Ou seja, apenas uma pequena parte vira notícia. O que pode levar qualquer leitor ou telespectador a perguntar: afinal, qual o critério utilizado pelos profissionais da imprensa para escolher que fatos devem ou não virar notícia? (…)
O fato é que os jornalistas se valem de uma cultura própria para decidir o que é ou não é notícia.”
PENA, Felipe – Teoria do Jornalismo – Ed. Contexto, São Paulo, 2008, p.71
Analise as afirmativas abaixo tendo por base o texto acima e seus conhecimentos sobre a notícia jornalística.
1. Os critérios de noticiabilidade estabelecidos pelo ethos do jornalismo, ou seja, aquilo que torna notícia notícia, são difusos, imprecisos e construídos conforme os interesses dos envolvidos.
2. Notícia é o fato publicado. Nem todo fato vira notícia.
3. Classicamente, notícia é a desacomodação da rotina, o inusitado.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as afirmativas abaixo:
1. Na formação da pauta, a abordagem é o item que mostrará qual o ângulo a ser reportado do fato. E o ângulo ou abordagem difere de veículo para veículo.
2. O contexto ou histórico é dispensável na formação da pauta – esse é o trabalho do repórter.
3. Nos telejornais, o pauteiro vai sugerir as tomadas dos cinegrafistas; no impresso, a pauta vai apontar o que exatamente fotografar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis