Questões sobre Gêneros e Formatos Jornalísticos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gêneros e Formatos Jornalísticos

Analise as afirmativas abaixo sobre a construção da pauta.
1. Na produção da pauta, o contexto é informação importante a ser passada ao repórter.
2. A pauta levará em conta o público e a linha editorial do veículo de comunicação.
3. Nos veículos impressos, a pauta vai sugerir o que fotografar; nas tevês, as tomadas dos cinegrafistas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

As grandes coberturas jornalísticas como nas eleições, nos eventos esportivos, nas tragédias de modo geral mobilizam os esforços das redações e o envolvimento de toda a equipe.
Analise as afirmativas abaixo sobre esses eventos e sua relação com o jornalismo digital. 
1. O jornalismo digital trouxe mais agilidade. Nesses grandes eventos, ganha-se em rapidez e agilidade, propiciando cobertura mais dinâmica.
2. Numa grande cobertura, a agilidade, imediaticidade do jornalismo digital auxiliam na busca do factual, mas isso não dispensa a análise apurada, para a audiência compreender o acontecido.
3. A migração para o digital trouxe a convergência. Isso assinala o fim do jornalismo especializado, em função da proeminência da generalidade. Nas grandes coberturas, esse fenômeno também é observado com coberturas mais genéricas.
4. A convergência não implica o império da generalidade, já que o jornalismo especializado também será importante em função da segmentação da notícia. E isso também vai ocorrer nos grandes eventos. Um desastre ambiental se valerá muito bem de um profissional especializado em meio ambiente.
5. Com o digital, veio a convergência; no entanto, as máximas do bom jornalismo seguem as mesmas. Nos grandes eventos, a prática do jornalismo de qualidade se põe em xeque ainda mais, exigindo apuração e contextualização.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

Leia o texto abaixo:
Via Expressa da BR-282 terá nova alça de acesso em Florianópolis
Após quatro meses, a obra que liga a Avenida Tamandaré à Via Expressa será aberta nesta quinta-feira (24) e deve melhorar o fluxo para quem sai de Coqueiros
REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS 23/09/2020
A alça de acesso que liga a Avenida Almirante Tamandaré e a Via Expressa da BR-282, em Florianópolis, será aberta nesta quinta-feira (24), segundo o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). A promessa é que a obra, orçada em R$ 150 mil, facilite o fluxo e favoreça especialmente quem vem do bairro Coqueiros.
Via Expressa da BR-282 terá nova alça de acesso em Florianópolis. A alça terá 100 metros e deve melhorar o fluxo de quem vem de Coqueiros –
O objetivo, segundo o órgão, é “equilibrar a distribuição do trânsito no bairro, que deixou de contar com a faixa preferencial na cabeceira da ponte Pedro Ivo para acesso à Ilha, após a implantação da 3ª faixa que priorizou a Via Expressa.” (…)
Contratada pelo DNIT para a construção das terceiras faixas nos 5,6 quilômetros de extensão da Via Expressa, a obra principal foi entregue em junho do ano passado.

Assinale a alternativa correta em relação aos critérios que tornaram a notícia acima notícia

A pauta faz parte do processo industrial de produção da notícia. Portanto, ela passa por várias etapas. Dentro delas, a pauta deverá levar em conta influências diversas na produção.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. As pautas são influenciadas não só pelos veículos, por seus objetivos, como também pelo público a ser atingido.
2. As únicas influências recebidas na pauta são as do repórter e as do editor.
3. A pauta sofrerá várias influências. Entre elas, as dos interesses empresariais dos grupos ligados, de algum modo, à empresa de Comunicação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as afirmativas abaixo sobre a pauta.
1. É normativa, porque determina a abordagem, o ângulo a ser tomado pelo repórter, bem como as sugestões de entrevistas. Portanto, a linha de ação da pauta deve ser seguida à risca pelo repórter.
2. Faz um resumo do assunto a ser tratado com sugestões de abordagens. O objetivo é servir de ferramenta para o repórter. Exatamente por isso tanto melhor será quanto mais informações contiver.
3. Poderá conter ainda endereço, telefones de possíveis entrevistados, inclusive, sugestões de perguntas, sugestão de lide.
4. A diferença da pauta para a pré-pauta é o fato de que esta apresenta apenas uma ideia inicial. Para ser pauta, é preciso recolher dados mais precisos. Ou seja, nem toda a pré-pauta acaba se transformando em pauta.
5. Trata a pauta de planejamento esquematizado, que busca otimizar tempo e custos na elaboração de material jornalístico.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis