Questões sobre Gêneros e Formatos Jornalísticos

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Listagem de Questões sobre Gêneros e Formatos Jornalísticos

#Questão 903113 - Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, CESGRANRIO, 2023, AGERIO, Analista de Desenvolvimento / Comunicação e Marketing

A popularização do uso da Internet e a facilidade ao acesso de aparelhos telefônicos com tecnologia de ponta provocaram adaptações à prática do jornalismo e impulsionaram a transição do jornalismo de

#Questão 903114 - Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, CESGRANRIO, 2023, AGERIO, Analista de Desenvolvimento / Comunicação e Marketing

A modalidade de texto jornalístico em que o jornalista assume a personalidade do seu público leitor, incorporando à redação da notícia o uso de gírias, expressões idiomáticas e até palavras do código da comunidade, é bem aceita em

#Questão 903115 - Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, CESGRANRIO, 2023, AGERIO, Analista de Desenvolvimento / Comunicação e Marketing

A inexistência de uma periodicidade que demarque o momento rotineiro para disparar a notícia ou um conjunto de notícias é a mais forte característica do jornalismo praticado

#Questão 903902 - Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, COSEAC, 2023, UFF, Tecnólogo/Formação: Comunicação Social

“Paulistana, a jornalista Vera Íris Paternostro começou na Globo em 1974 foi editora-chefe do 'Jornal Hoje', responsável pela estruturação da Editoria Rio, uma das criadoras da GloboNews, e gerente de Desenvolvimento da emissora. Seu nome virou referência nas faculdades de Comunicação do Brasil. O livro 'O texto na TV – Manual do Telejornalismo', lançado em 1987, foi a primeira obra sobre como escrever texto de televisão, se tornando bússola para estudantes de várias gerações: “Os professores não tinham bibliografia para adotar nas aulas. Acho que o grande barato dele foi mostrar isso de uma forma clara, objetiva, linear e simples e que alcançava muitas pessoas.” 
Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/perfil/vera-iris paternostro/noticia/vera-iris-paternostro.ghtml. Acesso em 24 jan. 2023.
A principal orientação deste manual em relação ao texto na TV pode ser definida assim: 

#Questão 903915 - Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, COSEAC, 2023, UFF, Tecnólogo/Formação: Comunicação Social

Na obra referencial "WEBJORNALISMO: 7 CARATERI?STICAS QUE MARCAM A DIFERENC?A" (2014), sete autores de sete países detalham conceitos que definem basicamente o jornalismo na web. O sumário está assim distribuído:
Capítulo 1 Hipertextualidade: novas arquiteturas noticiosas - 3 João Canavilhas
Capítulo 2 Multimidialidade: informar para cinco sentidos - 25 Ramo?n Salaverría
Capítulo 3 Interatividade: Definições, estudos e tende?ncias - 53 Alejandro Rost 
Capítulo 4 Memo?ria: Jornalismo, memo?ria e histo?ria na era digital - 89 Marcos Palacios
Capítulo 5 instantaneidade: efeito da rede, jornalistas mobile, consumidores ligados e o impacto no consumo, produção e distribuição - 111 Paul Bradshaw
Capítulo 6 Personalização: análise aos 6 graus - 137 Mirko Lorenz
Capítulo 7 Ubiquidade: o 7.o princípio do jornalismo na era digital - 159 John V. Pavlik

Tratando da fruição do texto nas web em seu artigo “Hipertextualidade: novas arquiteturas noticiosas”, o pesquisador português João Canavilhas retoma o conceito “pirâmide deitada”, que vem trabalhando desde 2006. O conceito prevê uma organização textual que tira proveito do espaço da web para oferecer conteúdo aprofundado por meio de hiperlinks. Nesta conceituação de Canavilhas, prevêse níveis e organização da leitura, na ordem a seguir: 

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