Questões de Comunicação Social da CESGRANRIO

Para melhorar a postura de diretores de empresas ou órgãos públicos, quando eles participam de entrevistas, cabe à assessoria de imprensa das organizações recomendar que esses diretores participem de um(a)
  • A. media training
  • B. identidade visual
  • C. leitura diagonal
  • D. matéria recomendada
  • E. comunicação coletiva
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Na edição de veículos impressos, tais como jornais e revistas, usa-se o recurso do texto-legenda quando se verifica que
  • A. a imagem vale mais do que as palavras.
  • B. as informações são contraditórias.
  • C. o espaço físico no jornal impresso é amplo.
  • D. o fotógrafo conquistou fama internacional.
  • E. o texto redigido ficou aquém do esperado.
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Sant’Anna (2005) afirma que “Não devemos esquecer que em publicidade é indispensável o estudo das motivações antes de se decidir agir.” Essa afirmação reflete o quanto o fator humano determina o processo de criação de uma campanha publicitária e encontra um paralelo no(a)
  • A. potencial tecnológico setorial
  • B. treinamento do grupo de vendas
  • C. cálculo dos preços finais dos produtos
  • D. qualidade dos pontos de venda
  • E. adequação ao público-alvo
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A coexistência de novas mídias com mídias tradicionais deu origem ao que alguns pesquisadores chamam de cultura da convergência, uma nova forma de fazer e consumir a comunicação que possibilitou, dentre tantas interatividades, que os fãs ou qualquer telespectador passassem, por exemplo, a intervir e a opinar no destino de seus personagens de séries de televisão. A esse fenômeno deu-se o nome de cultura
  • A. popular
  • B. participativa
  • C. vernácula
  • D. dos fãs
  • E. tradicional
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Na administração de uma situação de crise, em que normalmente a imagem da empresa é abalada por uma notícia divulgada na imprensa e, consequentemente, o valor da marca é afetado, a atitude que é altamente recomendável pelos manuais de assessoria de imprensa para lidar com essa situação diante da repercussão do caso na mídia sobre o assunto é a seguinte:
  • A. Acionar na Justiça o jornal que publicou a notícia.
  • B. Enviar uma carta à redação do jornal com reclamações.
  • C. Manter um comportamento de omissão diante da divulgação da notícia.
  • D. Organizar um comitê de crise e designar um porta-voz.
  • E. Partir para a retaliação ao jornalista que assinou a matéria.
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O processo de criação publicitária é direcionado ao outro, é um processo de comunicação. O outro pode ser representado tanto por público-alvo quanto por cliente. Os agentes criadores desenvolvem campanhas para impactar determinado grupo consumidor, mas essa mesma campanha pode sofrer interferência direta do cliente. Essa descrição refere-se a um processo coletivo em que
  • A. o cliente é co-criador das campanhas.
  • B. o profissional de criação trabalha sem limitações.
  • C. o consumidor participa como executor.
  • D. a autoria é mensurada na criação.
  • E. as peças independem do público-alvo.
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Responder às seis perguntas básicas – o quê, quando, onde, quem, como e por quê – consiste na técnica jornalística que foi implantada nos jornais a partir do século XIX para a abertura do texto jornalístico, a partir do(a)
  • A. intertítulo
  • B. lide
  • C. sublide
  • D. título
  • E. manchete
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Algumas áreas pelas quais passam os trabalhos desenvolvidos nas agências de propaganda são menos conhecidas ou celebradas pela sociedade em geral. A base fixada ao longo dos anos na memória do público, em geral, conta quase sempre com Atendimento, Planejamento, Criação e Mídia, mas deixa de lado algumas atividades que fazem parte do tecido complexo e múltiplo que é o trabalho publicitário. Sobre as áreas menos reconhecidas do trabalho publicitário, constata-se que a(o)
  • A. Promoção de Vendas é responsável pela distribuição de comerciais.
  • B. Produção Eletrônica é responsável pelos fornecedores de impressão.
  • C. Pesquisa de Mercado é responsável pela análise de dados.
  • D. Produção Gráfica é responsável pela distribuição de amostras grátis.
  • E. RTVC (Rádio, TV e Cinema) é responsável pelo trato com os birôs.
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Em uma organização jornalística, entende-se que o valor- -notícia de referência (VNR)
  • A. define a função logística própria de cada empresa.
  • B. orienta a relação de cada empresa com suas respectivas audiências.
  • C. constitui a margem de crescimento dos padrões jornalísticos vigentes.
  • D. estabelece uma parcela do mercado em função de variáveis demográficas.
  • E. define o mercado em função da divisão geográfica.
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Um novo contexto comunicacional surge com as redes digitais globais, na medida em que os usuários passam a ser tanto emissores quanto receptores de mensagens. Esse contexto é chamado de
  • A. comunicação verbal
  • B. enclaves digitais
  • C. revolução digital
  • D. autocomunicação de massa
  • E. espaço de afinidade
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