Questões de Comunicação Social do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2008

Olá, Chicago! Se alguém aí ainda duvida que os Estados Unidos são um lugar onde tudo é possível, que ainda se pergunta se o sonho de nossos fundadores continua vivo em nossos tempos, que ainda questiona a força da democracia, esta noite é a sua resposta. Considerando o trecho do discurso do presidente recém-eleito dos Estados Unidos da América (EUA) apresentado acima e a aspectos da comunicação social, julgue os itens a seguir.

A comunicação de massa consagrou a estratégia de realização de discurso político em palanques de praças públicas, a qual remonta à utilização da Ágora grega, onde oradores se dirigiam à platéia presente, para expor e debater suas idéias. No entanto, a partir das últimas décadas do século XX, utilizando-se a televisão e outros modernos meios de comunicação, foi criado o palanque eletrônico, onde se realiza um discurso político que difere do apresentado em praças e ruas.

O prefeito, dizem os amigos, é um diplomata nato. Para convencer litigantes sobre a conveniência de um armistício ou adversários sobre a necessidade de um acordo, usa táticas parecidas: leva para uma das partes o resultado da conversa que teve com a outra, tratando de transmitir, à primeira, apenas comentários selecionados feitos pela segunda, e, em vez de citar os aspectos em que ambos divergem, enfatiza os pontos que têm em comum. Além disso, coloca na mesa sempre um cenário futuro, que desenha com lógica de engenheiro e paciência oriental. Dessa maneira, procura mostrar que, se, no presente, a conciliação ou o acordo implicam concessões desagradáveis, lá na frente, renderão dividendos muito compensadores. T. Oyama e N. Magalhães. O salvador do DEM. In: Veja, 5/11/2008, p.63. Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes.

No Brasil, o rádio é o recordista em sobrevivência midiática, dado que, apesar de ter surgido nos anos 30/40 do século passado, permanece como um veículo forte de comunicação, mesmo após o surgimento da TV e da Internet. Esse fenômeno justifica-se pelo fato de, ao contrário do que ocorre na TV e na Internet, haver, no rádio, espaço para a realização de políticas de entendimento, servindo-se da intimidade que une locutores e ouvintes e de alguma tecnologia auditiva.

Acerca da relação mídia e sociedade, julgue o próximo item.

Igualar o paraatleta olímpico ao atleta olímpico acaba sendo uma maneira, consciente ou não, de se eliminar as diferenças na sociedade, o que corrobora a idéia de que a sociedade divulgada pela grande mídia é feita de igualdades ou, quando muito, de diferenças sem maior importância.

A tabela abaixo apresenta o perfil de alguns dos principais tipos de mídia.

São INCORRETAS as vantagens e limitações relacionadas a

Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Quanto mais opções de comunicação houver, melhor será para o consumidor, visto que se amplia a oferta para seu conhecimento. Essa variedade de meios de comunicação pode ser exemplificada pela convivência do livro digital com o tradicional livro

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis