Questões sobre Meios de comunicação e mídia

Quanto à constitucionalidade dos meios de comunicação e o respectivo papel na sociedade, assinale a alternativa correta.
  • A. Todos são iguais perante a lei, porém há distinções; por isso, é dever da Comunicação Social representar as diferentes classes e etnias de forma distinta, por vezes fazendo juízo de valor.
  • B. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, podem sofrer restrição, caso haja algum órgão público lesado em relação à reputação.
  • C. Os meios de comunicação social podem constituir monopólio ou oligopólio, desde que não haja qualquer tipo de irregularidade relativa aos impostos.
  • D. A propaganda comercial de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias estará sujeita a restrições legais, e conterá, sempre que necessário, advertência quanto aos malefícios decorrentes do respectivo uso.
  • E. A propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros e estrangeiros que comprovem capital, aos quais caberá a responsabilidade pela respectiva administração e orientação intelectual.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A respeito dos princípios gerais da radiodifusão, assinale a alternativa correta.
  • A. A radiodifusão destina-se ao entretenimento e à informação do público em geral, enquanto a teledifusão destina-se à prestação de serviços culturais e educacionais.
  • B. A radiodifusão estatal é aceita na medida em que seja cultural, educativa ou didática, com publicidade comercial.
  • C. A radiodifusão defenderá, de qualquer forma, a comunicação governamental em exercício. Defenderá igualmente a unidade política do Brasil, a aproximação e convivência pacífica com a comunidade internacional e os princípios da boa educação moral e cívica.
  • D. A responsabilidade das emissoras que transmitem os programas exclui a dos pais ou responsáveis, pois há classificação indicativa e horário para cada programação.
  • E. O regime da livre iniciativa e concorrência, sustentado pela publicidade comercial, fornece condições de liberdade e independência necessárias ao florescimento dos órgãos de opinião e, consequentemente, da radiodifusão.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
De acordo com um dos pressupostos da hipótese da Agenda setting, embora não sejam capazes de impor à população exatamente o que e como pensar sobre algum tema, os meios de comunicação são capazes de exercer influência sobre o que pensar e conversar, ou seja, o público acaba incorporando os assuntos veiculados pela mídia às suas preocupações cotidianas. Por tal pressuposto, a passagem de um fato da agenda dos meios de comunicação à agenda individual, chegando a se tornar um tema de importância social, ocorre
  • A. durante debates políticos locais para elaboração de uma agenda social.
  • B. imediatamente após veiculação, sem necessariamente repetições.
  • C. imediatamente, desde que o indivíduo encontre paralelo com a realidade.
  • D. a médio e longo prazos, mediante repetição do tema.
  • E. independentemente de prazo, desde que demonstrado cientificamente.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Complete corretamente as lacunas do texto.

Os meios jornalísticos integram ______________________ de determinadas ocorrências, ideias e temáticas, num sistema racionalizado e organizado, que globalmente fornece um __________________________ explicativo do mundo.

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

  • A. linguagens / critério
  • B. construções / copilado
  • C. opiniões / juízo de valor
  • D. representações / quadro referencial
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir sobre o acontecimento e a notícia.

( ) Os acontecimentos são transformados em notícias pelo sistema jornalístico.

( ) Muitas vezes, a própria notícia funciona como acontecimento sus ceptível de desencadear novos acontecimentos.

( ) A notícia seria mesmo um meta-acontecimento, um acontecimento qu e se debruça sobre outro acontecimento.

( ) O acontecimento é concreto e delimitado no processo de construção de conhecimentos sobre a realidade.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

  • A. (V); (F); (F); (V).
  • B. (F); (F); (V); (F).
  • C. (V); (V); (V); (F).
  • D. (F); (V); (F); (V).
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Avalie as afirmações sobre o media training.

I. Permite a fontes e a porta-vozes ter mais consciência do que está em jogo com a entrevista, as regras da entrevista e sobre a técnica do jornalista.

II. Cabe à assessoria agir para que cada treinamento seja adaptado às necessidades da organização e dos participantes.

III. O trabalho de capacitação deve ser fragmentado e de curto prazo.

IV. Tem o risco de ser utilizado para o enfrentamento e não para ajudar a imprensa a cumprir seu papel.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A. II.
  • B. I e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Em uma organização jornalística, entende-se que o valor- -notícia de referência (VNR)
  • A. define a função logística própria de cada empresa.
  • B. orienta a relação de cada empresa com suas respectivas audiências.
  • C. constitui a margem de crescimento dos padrões jornalísticos vigentes.
  • D. estabelece uma parcela do mercado em função de variáveis demográficas.
  • E. define o mercado em função da divisão geográfica.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Um novo contexto comunicacional surge com as redes digitais globais, na medida em que os usuários passam a ser tanto emissores quanto receptores de mensagens. Esse contexto é chamado de
  • A. comunicação verbal
  • B. enclaves digitais
  • C. revolução digital
  • D. autocomunicação de massa
  • E. espaço de afinidade
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Há na divisão interna de uma agência um setor que concentra grande parte da verba do anunciante, que exige da equipe inteligência estratégica na aplicação de cada parte do dinheiro, levando-se em consideração os melhores momentos, programas, veículos, dentre outros, na hora da compra de espaços publicitários. Essa descrição refere-se ao departamento de
  • A. atendimento
  • B. criação
  • C. planejamento
  • D. mídia
  • E. pesquisa
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
As fotolegendas feitas de acordo com o projeto #ParaCegoVer, além de causar impacto e disseminar cultura de acessibilidade na internet, contribuem para que
  • A. seja possível mapear e separar o conteúdo inclusivo para cegos em comunidades específicas.
  • B. cegos tenham acesso ao conteúdo das imagens com o auxílio de aplicativos de áudio-descrição.
  • C. o público vidente se prepare para usar termos que não ressaltem a cegueira, preferindo “deficiência visual”.
  • D. as plataformas de conteúdo consigam produzir páginas específicas para cegos, possivelmente em braile.
  • E. outros projetos se desenvolvam no sentido de traduzir as imagens para pessoas com deficiências auditivas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: