Questões de Arquitetura do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquitetura do ano 2008

Considere que uma edificação com 12.000 m² de área, planejada para abrigar um órgão público, apresenta, entre outras, as características a seguir.

 

► Os subsolos para garagem, em dois níveis iguais, somam uma área de 5.000,00 m².

► Os dois pavimentos-tipo são ocupados com escritórios.

► A área do térreo em pilotis abriga um auditório com capacidade para 250 espectadores (300 m²), um foyer (150 m²), uma recepção (50 m²), uma caixa de escada, um espaço para a prumada de elevadores e um depósito que somam 100 m². O restante da projeção do pilotis ficou livre, sem vedações.

► O auditório, de planta trapezoidal, é semi-enterrado com um desnível de 1,00 m em direção ao palco.

► O pavimento de cobertura, que ocupa metade da área do pavimento-tipo, localiza-se no nível + 9,60. Os três níveis abaixo dessa cota, incluindo-se aí o pilotis, têm medidas de piso-a-piso idênticas.

► A outra metade do nível + 9,60 foi tratada de modo a receber um terraço aberto.

► A garagem está situada nos níveis – 3,00 m e – 6,00 m, considerando-se a cota de soleira com ± 0,00 no pilotis.

► O edifício tem 4 elevadores: dois para público e um de serviço, que atendem a todos os níveis; e um exclusivo para a diretoria, que liga o segundo pavimento (nível + 6,40) ao primeiro subsolo.

 

Em relação às características do edifício mencionado, julgue os itens a seguir.

As áreas que compõem cada nível do edifício são as seguintes: garagem = 2.500 m²; pilotis = 2.000 m²; pavimento-tipo = 2.000 m² e cobertura = 1.000 m².

Considerando que um bom projeto de arquitetura não deve apresentar somente composição volumétrica harmoniosa mas também qualidade, julgue os próximos itens.

O programa de necessidades gera um fluxograma que exprime toda a organização espacial. Uma boa diretriz é a ordenação dos espaços a partir dos eixos de fluxos.

Considerar os equipamentos e o mobiliário é fundamental para a configuração definitiva dos ambientes, o que normalmente se faz após a aprovação do estudo preliminar. O dimensionamento final dos ambientes depende dos equipamentos e do mobiliário de cada um. Não se deve dimensionar um ambiente nem a mais, nem a menos. O ideal é que ele tenha o tamanho necessário, considerando uma certa folga, porque os equipamentos estão sempre mudando. O posicionamento dos equipamentos e do mobiliário orienta os projetos de instalações, pois, caso eles não estejam no lugar, não será possível definir adequadamente o leiaute que vai condicionar a colocação de tomadas, dos pontos de luz, de água e de esgoto. A definição de tal posicionamento serve também para orientar projetos complementares mais específicos, como a instalação de ar condicionado e a localização das centrais de serviços.

                                                                      

Tendo como referência inicial o texto acima, e considerando que, ao projetar um centro cirúrgico ou um simples posto de enfermagem, o arquiteto deverá ter uma perfeita noção dos objetivos e do funcionamento da unidade ou do ambiente e, ainda, das relações desses espaços funcionais com os demais, julgue os itens subseqüentes.

Ao projetar as instalações prediais e especiais onde será colocado um estabelecimento assistencial de saúde é fundamental que o profissional esteja ciente do conjunto de informações que levaram ao leiaute.

Tendo em vista as normas acima citadas e as figuras ilustrativas, julgue os seguintes itens.

A parede entre os lances da escada (figura I) foi colocada para forçar a fuga para fora do edifício.

Tendo em vista as normas acima citadas e as figuras ilustrativas, julgue os seguintes itens.

A figura II (NBR 9.050) não está de acordo com a figura I (NBR 9.077), pois nesta última não foi previsto o espaço (M.R.) para duas cadeiras de rodas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis