Questões de Administração da FEMPERJ

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Listagem de Questões de Administração da FEMPERJ

#Questão 20174 - Administração, Planejamento, FEMPERJ, 2012, VALEC, Assistente Administrativo

Crispim e Sidônia eram fanáticos por comida italiana. Regularmente, o casal jantava em uma pequena pizzaria localizada em seu bairro e gerenciada pelo próprio dono, um risonho imigrante siciliano chamado Vittorio Pentangeli. Na casa situada à esquerda da pizzaria, havia um enorme restaurante franqueado por uma grande rede de rodízio de pizzas, no qual Crispim e Sidônia também costumavam comer. Numa certa noite, Sidônia notou, com entusiasmo, que a casa localizada ao lado direito da pizzaria do Sr. Pentangeli estava vaga. Acreditando no sonho de ter um negócio próprio que unisse lucro e prazer, Crispim e Sidônia conversaram ao longo de toda a madrugada, “rasparam suas economias” e estabeleceram ali mesmo sua própria cantina italiana. Logo, logo havia, no mesmo trecho de calçada, três restaurantes italianos de portes diferentes: a grande casa com a franquia de rodízio, o bucólico e diminuto restaurante do Sr. Pentangeli, e a cantina de Crispim e Sidônia, instalada em uma casa de porte médio. Um ano depois, a cantina do casal estava falida. Crispim e Sidônia desistiram então do negócio. A respeito da infeliz trajetória empresarial de Crispim e Sidônia como donos de uma cantina italiana, analise as assertivas a seguir:

I. Crispim e Sidônia foram descuidados com relação ao planejamento de seu negócio.

II. Ao ver que a casa ao lado da pequena pizzaria tinha sido posta para alugar, Sidônia deveria ter lembrado que somente os restaurantes de porte pequeno ou de grande porte fazem sucesso, nunca os restaurantes de porte médio.

III. A análise da concorrência a ser enfrentada pelo restaurante de Crispim e Sidônia provavelmente foi falha ou inexistente.

Está correto o que se afirma em:

#Questão 20175 - Administração, Planejamento, FEMPERJ, 2012, VALEC, Assistente Administrativo

Nemésio Gaudêncio é gerente de novos produtos da empresa DoceGostosura, uma corporação alimentícia. Sob sua chefia, uma equipe desenvolveu uma sobremesa inovadora com o aspecto de um bolinho de chocolate e de sabor equivalente ao dos brigadeiros, mas com propriedades nutricionais semelhantes às dos alimentos mais saudáveis: alto teor de proteínas e fibras, baixo teor de açúcar e gorduras, grande quantidade de vitaminas e nenhum corante ou conservante em sua composição. Nemésio teve certeza de que acabara de criar um campeão de vendas.

O produto foi lançado com o nome de MeuDocinho, mas a resposta do mercado consumidor foi fraquíssima e, dos supermercados em que o produto foi posto à venda, começaram a chegar as principais queixas dos varejistas: a embalagem era desinteressante e trazia poucas informações; o prazo de validade do produto era de apenas 2 dias, o que desestimulava sua compra; as demonstradoras do produto no ponto de venda não sabiam dar explicações básicas. Contrariado, Nemésio passou dias “matutando” sobre os principais erros cometidos e possíveis soluções e concluiu corretamente que:

As cinco alternativas mostradas a seguir apresentam propostas distintas de geração de valor para o consumidor. Assinale a que melhor caracteriza o erro no planejamento de marketing a que historicamente se convencionou denominar “miopia de marketing”.

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