Questões sobre Gestão de Conflitos

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Listagem de Questões sobre Gestão de Conflitos

Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.

O conflito faz parte do trabalho com pessoas; é um acontecimento natural em quase todos os dias de trabalho. É papel da administração não interferir, porque todos eles acabam por beneficiar a organização.

Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

O estilo de gestão de conflitos denominado evitação se caracteriza por uma postura assertiva, que é indicada para conflitos referentes a assuntos complexos, nos quais existem grandes possibilidades de ganhos e, portanto, a demora para obter maior número de informações torna-se necessária e desejável.

Após a saída do coordenador do programa, dois membros da equipe iniciaram uma disputa com alto grau de agressividade para ocupar o cargo vago. Com muita hostilidade em relação ao outro e sem escrúpulos, ambos adotaram estratégias de sedução e de chantagem para com os colegas do setor, visando angariar aliados, resultando em um clima pesado para toda a equipe, cujos membros se viam constrangidos pela situação. Até que um outro participante da equipe foi nomeado ao cargo, gerando um ambiente crítico de trabalho.

Na situação acima descrita, para se obter a resolução de conflitos, de modo a restaurar o clima harmônico da equipe, deve-se

promover a melhoria da comunicação, observando cuidadosamente, escutando sensivelmente, sendo preciso e honesto naquilo que se deseja expressar, independentemente do desagrado que possa se gerar.

Após a saída do coordenador do programa, dois membros da equipe iniciaram uma disputa com alto grau de agressividade para ocupar o cargo vago. Com muita hostilidade em relação ao outro e sem escrúpulos, ambos adotaram estratégias de sedução e de chantagem para com os colegas do setor, visando angariar aliados, resultando em um clima pesado para toda a equipe, cujos membros se viam constrangidos pela situação. Até que um outro participante da equipe foi nomeado ao cargo, gerando um ambiente crítico de trabalho.

Na situação acima descrita, para se obter a resolução de conflitos, de modo a restaurar o clima harmônico da equipe, deve-se

orientar as pessoas para a expressão positiva das emoções, de modo a expressar sentimentos de raiva e de frustração para desabafar com o colega e não deixar tais afetos atrapalharem as relações interpessoais no seio da equipe.

Julgue os itens a seguir, a respeito da resolução de conflitos pela mediação.

Em uma sessão de mediação, proporciona-se às partes uma vivência de escuta qualificada, oferecendo subsídios para cada um formar seu julgamento, em que, enquanto um exerce a fala, o mediador e a outra parte escutam e, assim, todos falam e se escutam.

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