Listagem de Questões sobre Direção
O conjunto de pessoas em posições hierárquicas definidas é chamado de organização. Baseado neste contexto é correto afirmar que tais posições hierárquicas são chamadas de:
Atribuições.
Cargos.
Funções.
Atividades.
Paulo, novo diretor de uma organização pública, pretende desenvolver um sistema de controle capaz de apontar erros cometidos durante a execução dos serviços. Para a consecução de seu objetivo, definiu novas formas de controle com base em informações que coletou pessoalmente, ao interagir com colaboradores de todos os setores da instituição, sem se restringir aos métodos tradicionais de obtenção de dados.
Considerando essa situação hipotética, julgue os seguintes itens, que dizem respeito ao processo organizacional.
A concepção de uma nova política de controle constitui ação de planejamento no nível operacional.
Em relação aos indicadores, julgue os itens subsequentes.
Ao assumir a direção do novo setor de cadastro do sistema único de saúde (SUS), o diretor propôs uma redistribuição de funções de modo a dar mais autoridade aos supervisores e capacidade de cobrança dos resultados a serem obtidos por cada área. Posteriormente, determinou que todos os funcionários deviam atuar em todas as atividades, sem distinções, não havendo mais funcionário com apenas uma atribuição. Alguns dos colaboradores do setor estão envolvidos em um projeto de implantação de um novo sistema de controle de prontuários médicos, desenvolvendo seus trabalhos em outro prédio, e subordinados ao gerente desse projeto, que é de outro setor.
Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Ao evitar a especialização, o diretor assegura a isonomia entre os funcionários, uma das características da organização formal.
O mecanismo de gestão denominado gerenciamento pelas diretrizes
é um sistema administrativo desenvolvido para ser utilizado apenas junto ao nível hierárquico mais baixo de uma organização, pois se percebeu que neste nível o planejamento estratégico não era compreendido.
define as diretrizes tecnológicas em um planejamento estratégico e que é dividida em três dimensões: o grau de automação das atividades, a escala de utilização e o grau de integração tecnológica na organização.
é constituído pelo sistema de gerenciamento interfuncional, que cuida da solução de problemas rotineiros da linha de produção por meio da análise de metas e controle vertical, não necessitando de suporte da alta administração.
estabelece a ideologia central da organização, que é constituída pelos seus princípios, valores e objetivos missionários.
é constituído pelo sistema de gerenciamento funcional, ou gerenciamento da rotina do dia-a-dia, que cuida da manutenção e melhoria contínua das operações do dia-a-dia de uma instituição.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}